Ao contrário dos resultados globais da Basf, que registraram variação negativa de 5% no faturamento de 2019 em comparação com o ano anterior – passou de 62,7 bilhões euros para 59,3 bilhões de euros, as receitas da operação no Brasil tiveram crescimento significativo de 28%, com vendas líquidas de R$ 12,3 bilhões ano passado. O resultado foi obtido com soluções nas áreas de agricultura, tintas decorativas, nutrição & saúde e catalisadores, em um período que amadureceu a estratégia corporativa de uma nova estrutura organizacional que incorporou áreas de serviços aos negócios. Isso tudo fez a empresa se destacar e conquistar o prêmio AS MELHORES DA DINHEIRO 2020 na categoria Químico e Petroquímico. O Brasil é um mercado prioritário para a companhia alemã, pois responde por mais de 70% dos negócios da empresa na região. “Somente a Divisão de Soluções para Agricultura, por exemplo, já responde por 25% das vendas globais desta divisão”, afirmou Manfredo Rübens, presidente da empresa na América do Sul.

O setor foi fortalecido pelos negócios de sementes, que contribuiu com o desenvolvimento sustentável da agricultura na América do Sul. O pilar da inovação foi fundamental para alcançar os objetivos em 2019. Um dos projetos colocados em prática foi o Centro de Experiências Científicas e Digitais, que conecta todo ecossistema de transformação digital e estimula a cocriação e o desenvolvimento de novos produtos. “Com ele, fomentamos mais de 500 experiências, com 16 mil interações presenciais e virtuais, conectando diversas pontas dessa cadeia: nossos clientes, startups e universidades”, disse o executivo, que também destacou a seleção de startups “que não têm medo de criar o novo” para o programa de aceleração Suvinil Fora da Lata. A estrutura da Basf se tornou mais robusta com o investimento em centros avançados de pesquisa e inovação. Atualmente, são 27 unidades na América do Sul, sendo 17 no Brasil – além de quatro na Argentina, três na Colômbia, duas no Equador e uma no Chile. Duas delas passaram a ser classificadas como centros globais de pesquisa da companhia: uma em Trindade (GO), voltada a sementes e traits, e outra em Santo Antônio de Posse (SP), focada na proteção de cultivos. Neste última unidade, localizada no interior paulista, houve investimento de R$ 40 milhões para ampliar e modernizar os laboratórios e instalações.

Manfredo Rübens Empresa: Basf Cargo: Presidente na América do Sul Principal realização da gestão: Avanço em soluções e amadurecimento da nova estrutura organizacional que incorporou áreas de serviços aos negócios.

A aquisição da empresa holandesa Isobionics, em setembro de 2019, marcou a entrada da Basf no mercado de ingredientes naturais para a composição de aromas e fragrâncias. Além da incorporação da líder de inovação em biotecnologia, foi estabelecido acordo de cooperação com a Conagen, empresa líder em pesquisa no mesmo setor. Movimentos importantes, de diversificação de portfólio, que garantem avanços em um nicho que registra demanda crescente.

“Fomentamos mais de 500 experiências, com 16 mil interações presenciais e virtuais, conectando diversas pontas dessa cadeia: nossos clientes, startups e universidades.” manfredo rübens, presidente na América do Sul.

Outra ação de expansão da Basf foi o lançamento da marca Soluprat, que reúne formulações semiprontas e concentradas para produtos de cuidados pessoais e limpeza doméstica. Já estão no mercado xampu, sabonete líquido, lava-louças, lava-roupas e limpadores de superfície. A diluição e customização pelo fabricante com cor e fragrância garante o diferencial. “Tem sido muito bem-sucedida. Ela nos permitiu atender, principalmente, as pequenas e médias empresas, fabricantes que buscam inovação e oportunidades com melhor custo-benefício e até aqueles que gostariam de entrar nesse segmento, mas não têm expertise”, afirmou Manfredo Rübens, sobre a linha de produtos vendida pelo e-commerce da empresa, o shop@Basf.

A geração de valor para o meio ambiente, sociedade e negócios está no foco da Basf. A meta é ambiciosa: crescer sustentavelmente, sendo uma empresa neutra em emissão de CO2 até 2030. “As emissões de gases do efeito estufa em 2019, na comparação com o ano base de 2018, já caíram 8,2%”, disse o executivo. “Criamos química para um futuro sustentável”, afirmou o executivo, que conduz a estratégia de gerar mais produtividade, mais qualidade de vida para todos, com impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente.

Acerca da pandemia, a empresa participa de iniciativas para identificar demandas e potenciais soluções. Um exemplo é a integração da iniciativa Innovation for Covid-19, coordenada pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK), um ambiente on-line para facilitar a conexão entre potenciais parceiros interessados em iniciativas para combater os impactos da doença.

As melhores

1. BASF 493,85 PONTOS

2. ELEKEIROZ 429,00 PONTOS

3. INNOVA 416,13 PONTOS