A Fórmula 1 dará sequência a temporada 2022 neste domingo (9) com a estreia de uma prova no calendário da categoria, o Grande Prêmio de Miami.

O circuito provisório foi montado nas ruas em volta do Hard Rock Stadium, que recebe os jogos do Miami Dolphins, time da cidade na liga profissional de futebol americano (NFL). Com 5,41 km de extensão, a pista possui 19 curvas e três áreas de acionamento para a asa móvel (DRS). As velocidades devem se aproximar da marca de 320 km/h nos pontos mais velozes.

+ Comercial do Land Rover Defender estacionado em penhasco é banido na Inglaterra

Popularidade na América

A prova em Miami marca o excelente momento que a Fórmula 1 vive nos Estados Unidos. A popularidade da categoria no país cresceu muito nos últimos anos, muito em consequência da nova administração, de responsabilidade da norte-americana Liberty Media.

A empresa trouxe a Fórmula 1 para as redes sociais, antes ignoradas pela administração do inglês Bernie Ecclestone, e conquistou novos fãs com a série “Drive to Survive” da Netflix.

Assim, Miami passa a ser a segunda corrida em solo norte-americano, depois do Grande Prêmio dos Estados Unidos, que será realizado em Austin (Texas) em 23 de outubro. E em 2023, uma terceira corrida no país já está confirmada, o Grande Prêmio de Las Vegas.

Corrida em Miami e suas polêmicas

Apesar de fazer sua estreia no calendário da Fórmula 1, o GP de Miami já coleciona algumas polêmicas. Uma delas foi uma ação de moradores em torno do Hard Rock Stadium que tentou impedir a corrida devido ao barulho dos carros, mas a ação acabou sendo encerrada pela falta de tempo para ser julgada.

A outra foi a criação de uma marina falsa no circuito, com iates parados ao lado da pista como acontece no glamoroso Grande Prêmio de Mônaco. A idéia virou piada na internet e ganhou mais força quando se percebeu que nem mesmo água de verdade seria utilizada e sim uma lona imitando o mar ao redor das embarcações.

Fórmula 1
A marina falsa criada ao redor da pista de Miami (Crédito:Reprodução Scuderia Ferrari)

Veja onde assistir os treinos e corrida do GP de Miami

Sexta-feira (6)
Treino Livre 1 – 15h30 – Bandsports e app F1 TV
Treino Livre 2 – 18h30 – Bandsports e app F1 TV

Sábado (7)
Treino Livre 3 – 14h00 – Bandsports e app F1 TV
Classificação – 17h00 – Band TV, Bandsports e app F1 TV

Domingo (8)
Corrida – 16h30 – Band TV e app F1 TV