Geral

Ford terá 2 plataformas dedicadas a carros elétricos até 2025

Crédito: REUTERS/Yilei Sun

As plataformas são parte de um ambicioso plano que a segunda maior montadora norte-americana apresentará aos investidores em evento online (Crédito: REUTERS/Yilei Sun)

Por Paul Lienert e Ben Klayman



DETROIT, Estados Unidos (Reuters) – A Ford anunciará na quarta-feira o desenvolvimento de duas plataformas de veículos totalmente elétricos, seguindo a estratégia de General Motors, Volkswagen e Tesla, disseram fontes a par dos planos.

As plataformas são parte de um ambicioso plano que a segunda maior montadora norte-americana apresentará aos investidores em evento online.

+ Tesla instala na China centro de processamento de dados para seus veículos
+ Fundador da Azul lança companhia aérea com passagens por R$ 207

As plataformas darão à Ford arquiteturas comuns – incluindo componentes de chassis compartilhados, motores elétricos e baterias – nas quais baseará muitos de seus futuros veículos elétricos. Isso permitirá à companhia simplificar e reduzir despesas que vão da logística à fabricação.



No evento, a empresa também dará mais detalhes sobre sua estratégia de bateria de longo alcance, incluindo uma joint venture de bateria recentemente anunciada com a coreana SK Innovation, bem como objetivos mais amplos para eletricidade, comercial e veículos autônomos, disseram as fontes.

A Ford já havia dito que investirá 22 bilhões de dólares até 2025 na eletrificação de veículos nas Américas, Europa e China. As fontes disseram que a Ford planeja lançar ao menos nove carros totalmente elétricos e pelo menos três picapes elétricas, vans e SUVs maiores, incluindo a segunda geração da Ford F-150 Lightning e Mustang Mach-E em meados da década.

O que o presidente-executivo da Ford, Jim Farley, não pode prever, no entanto, é se – e quantos – clientes vão adotar os veículos movidos a bateria, mesmo que eles sejam capazes de igualar ou superar seus concorrentes em preço, desempenho e custos operacionais.

Rivais da Ford saíram na frente, com VW e GM investindo dezenas de bilhões de dólares para eletrificar seus veículos nos mesmos mercados da Ford, mas com prazos mais agressivos.

A VW lançou o primeiro de seus novos veículos elétricos, o ID.3, no ano passado, enquanto a GM começará a montar a nova picape Hummer EV ainda este ano, nos EUA.

A Ford lançou no início deste ano o Mustang Mach-E, um crossover elétrico construído em uma nova plataforma dedicada com a designação interna GE, disseram as fontes.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4O18L-BASEIMAGE


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?