Duas gigantes da indústria automobilística anunciaram demissões em massa em fábricas da Europa, nesta quinta-feira (10). A Jaguar Land Rover informou que cortará cinco mil postos de trabalho no Reino Unido, enquanto a Ford comunicou um processo de reestruturação nas linhas de montagem europeias, sem informar quantos postos de trabalho serão encerrados.

A Jaguar Land Rover emprega aproximadamente 40 mil trabalhadores no Reino Unido. De acordo com a BBC, as demissões fazem parte de um projeto de estabilização da montadora que visa reduzir até £ 2,5 bilhões os custos ao longo dos próximos anos.

Assim como a retração em outros segmentos, a montadora aponta a redução do consumo chinês como um dos fatores para a reestruturação. As vendas ao país asiático caíram 50% nos últimos meses.

A Ford mantém 54 mil funcionários na Europa, sendo 13 mil apenas no Reino Unido, além de operações na Alemanha, França, Turquia, Espanha, Rússia, Romênia e Bélgica. Os cortes também integram um plano de redução de custos e equilíbrio das contas. Segundo os analistas, a montadora teve queda de 82% no mercado europeu no último ano.

A companhia está em negociação com os sindicatos locais para a redução do impacto, e também promove programas para demissões voluntárias. Entre outras ações, o plano de reestuturação estuda uma parceria com a rival Volkswagen na operação de veículos comerciais, além do foco em projetos elétricos e híbridos.