Negócios

Ford anuncia plano de demissão voluntária em fábrica na Bahia

O prazo para adesão começou na última segunda-feira e vai se estender até o próximo dia 26. Atualmente a fábrica possui 7,4 mil trabalhadores

Ford anuncia plano de demissão voluntária em fábrica na Bahia

A Ford divulgou nesta terça-feira (9) um programa de demissão voluntária na unidade de produção de Camaçari, na região metropolitana de Salvador (BA). O prazo para adesão começou na última segunda-feira (8) e vai se estender até o próximo dia 26. Atualmente a fábrica possui 7,4 mil trabalhadores. A montadora não revelou quantos funcionários a medida projeta envolver.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Júlio Bonfim, o trabalhador que aderir ao programa de demissão ganhará um bônus de R$ 35 mil, além das verbas rescisórias previstas na legislação: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), multa de 40% em cima do FGTS, 13º salário proporcional, férias e o direito de dar entrada no seguro desemprego, publicou o site G1.

A fábrica foi fundada em 2001 e funciona em três turnos na produção d Ka, Ecosport e motores. Além da Ford, outras 20 parceiras utilizam o espaço de montagem.

O anunciou ocorre quase dois meses depois da Ford afirmar que irá fechar uma unidade de produção de veículos e caminhões em São Bernardo do Campo (SP) até o fim deste ano. Desde a divulgação, governo do Estado e outras montadoras estão em negociação para assumir o local. A Ford afirmou que o fechamento da unidade paulista não tem relação com as demissões na Bahia.