A Ford anunciou nesta quarta-feira (24) o aporte de US$ 500 milhões na montadora elétrica Rivian. Com foco em modelos SUVs, a companhia é apontada como a principal concorrente da Tesla nos Estados Unidos. A Rivian divulgou no ano passado a produção dos modelos R1T e a R1S com planos de vendas para 2020.

“Esta parceria estratégica é outro marco importante em nossa tentativa de acelerar a transição para a mobilidade sustentável. A Ford tem um compromisso de longa data com a sustentabilidade, com Bill Ford sendo um dos primeiros defensores do setor, e estamos animados para usar nossa tecnologia para colocar mais veículos elétricos na estrada”, disse RJ Scaringe, fundador e CEO da Rivian.

Em fevereiro, a Rivia já havia recebido um aporte de US$ 700 milhões de um conglomerado de empresas, tendo a Amazon como líder do grupo. A Ford deve usar a linha de montagem da Rivian para produzir sua própria coleção de elétricos, incluindo um modelo inspirado no Mustang, previsto para 2020, e uma versão da icônica pick up F-150.

A Rivian planeja lançar sua caminhonete R1T e a R1S Sport Utility nos EUA em 2020, e no mercado internacional em 2021. Já a empresa de Elon Musk planeja lançar o SUV Modelo Y até o fim do próximo ano. Segundo a Rivian, os dois modelos terão bateria com capacidade de 189 180 quilowatts/hora e autonomia para percorrer aproximadamente 640 quilômetros. Não foram revelados a estimativa de valores.