Negócios

Ford anuncia demissão de 7 mil funcionários até agosto

A redução representa aproximadamente 10% dos funcionários da montadora e será encaminhada por meio de demissões e pelo programa de saída voluntária

Ford anuncia demissão de 7 mil funcionários até agosto

Serão 2,3 mil empregos a menos somente nos Estados Unidos, informou a Ford

A Ford anunciou nesta segunda-feira (20) o corte de 7 mil postos de trabalho nos setores administrativos em todo o mundo, até o fim de agosto, em uma ação de minimização de custos. A redução representa aproximadamente 10% dos funcionários da montadora e será encaminhada através de demissões e pelo programa de saída voluntária. A previsão é economizar até US$ 600 milhões ao ano.

A montadora afirmou que as demissões começarão nesta terça-feira (21) e encerrarão em agosto. Serão 2,3 mil empregos a menos somente nos Estados Unidos, informou a companhia, que já reduziu a sua força de trabalho em países europeus em uma ação semelhante no início deste ano.

“Para ter sucesso em nossa indústria competitiva e posicionar a Ford para vencer em um futuro de rápidas mudanças, precisamos reduzir a burocracia, capacitar gerentes, acelerar a tomada de decisões, focar no trabalho mais valioso e cortar custos”, disse o presidente-executivo da Ford, Jim Hackett, em nota.

Esta é a segunda grande onda de demissões em uma grande montadora em menos de um ano. Em novembro, a General Motors anunciou o corte de 14 mil trabalhadores e o fechamento de cinco unidades de produção, sendo quatro nos EUA e uma no Canadá. A expectativa da empresa é economizar US$ 6 bilhões até o fim do próximo ano.