A Força Aérea dos Estados Unidos pode usar carros voadores a partir de 2023. Existem quatro fortes candidatos a ser o primeiro carro voador utilizado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. O carro voador da Lift Aircraft funciona com decolagem e pouso vertical eletrônico e está em um trailer no Aeroporto Internacional de Austin Bergstrom, no estado americano do Texas.

Tendo carros voadores em sua frota de veículos e aeronaves militares, a Força Aérea poderá conduzir operações sem a necessidade de uma pista para pousos e decolagens. O programa Agility Prime desenvolve novas aeronaves militares, especialmente as elétricas, e concedeu certificados de aeronavegabilidade militar e mais de 200 contratos de transferência de tecnologia para pequenas empresas.

Os militares estão avaliando uma variedade de casos de usos diferentes para ter ao menos um dos veículos em campo até 2023. Eles têm o interesse de investir nessas plataformas para desenvolver tecnologias que tenham ligação com eletrificação e autonomia.

+ Valentino Rossi se aposenta da MotoGP e cogita correr em carros

Das quinze empresas contratadas pelo Agility Prime, apenas quatro detém o certificado de aeronavegabilidade militar. Além da Lift, as empresas Joby Aero, Beta Technologies e Kitty Hawk possuem essa certificação, que ajuda a reduzir riscos regulatórios e permite que a Força Aérea compense as empresas por voos de teste.

A informação sobre o desenvolvimento dos carros voadores foi dada durante uma palestra em um evento online ocorrido mês passado, que teve a participação do coronel e diretor do programa de inovação tecnológica da Força Aérea, Nathan Diller, e foi divulgada pelo portal Aviation Today.