Para quem tem cachorro ou gato e passou a fazer home office durante o isolamento social, a aproximação com os animais de estimação serviu como terapia em tempos de estresse e mudança de rotina. Mas esse vínculo não fica só na parte afetiva e tem gerado um significativo aumento das vendas de produtos de bem-estar animal. Um termômetro desse maior cuidado com os bichanos é o balanço da Special Dog Company, uma das maiores empresas do setor de ração do País. A meta de fechar 2020 com receita de R$ 800 milhões foi superada com desenvoltura, atingindo a marca inédita de R$ 1 bilhão em vendas. Para 2021, a expectativa é de novo recorde. Segundo Erik Manfrim, diretor-geral e neto do fundador, o cenário inspira otimismo. “No ano passado crescemos o dobro do setor e, para este ano, pretendemos aumentar 20% e alcançar faturamento de R$ 1.2 bilhão”, afirmou.

A euforia do empresário está em sintonia com o mercado pet brasileiro. O País possui mais de 37 milhões de pets, segundo a pesquisa Radar Pet 2020 da Comissão de Animais de Companhia (Comac). É como se um em cada três brasileiros tivesse um pet em casa. Em 2020, o Brasil deixou para trás o Reino Unido e assumiu a vice-liderança global no mercado, atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com o levantamento da Euromonitor, o Brasil responde por participação de 6,4% do setor no mundo. Os britânicos detêm share de 6,1%. Imbatíveis, os americanos consomem metade de todo setor no mundo.

Mesmo sem ter o funcionamento interrompido, o e-commerce foi fator importante para o crescimento do setor. E da empresa, que registrou o recorde de vendas. No total, 217 mil toneladas de ração animal foram comercializadas pela companhia. O crescimento é de 26% em relação às 172 mil toneladas produzidas no ano anterior. Além disso, parcerias com grandes redes como Petlove e Petz impulsionaram a atuação da fabricante nas vendas digitais. Somente na rede Petlove, o crescimento registrado foi de 60%.

Acompanhando a demanda, a Special Dog Company, que possui 20 anos de existência e uma fatia de 12% do mercado, possui a estratégia de intensificar sua atuação nos mercados onde já possui presença. Com um investimento de aproximadamente R$ 12 milhões, a companhia com sede em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, deve inaugurar seu primeiro Centro de Distribuição na cidade de Curitiba, capital paranaense. Segundo Manfrim, a unidade deve iniciar as atividades em abril. “Nossa atuação é muito forte no interior de São Paulo e em todo o estado do Paraná, por isso queremos estar próximos para facilitar e baratear todos os processos”, disse. A estratégia também deve atingir novos mercados, como os Estados Unidos. Para a companhia, o mercado externo deve apresentar um crescimento de 66% em relação ao ano passado, quando foram exportadas 1,9 mil toneladas de ração animal. Se depender da empresa, relação entre pets e seus donos, com ou sem isolamento social, continuará sendo especial.