Geral

Foliões devem ficar atentos contra golpes durante o Carnaval, diz Febraban

Entidade alerta sobre esquemas de troca de cartões e compras duplicadas. Em caso de crime, vítimas devem procurar autoridades imediatamente

Foliões devem ficar atentos contra golpes durante o Carnaval, diz Febraban

A pouco mais de duas semanas para o Carnaval, as ruas de diversas cidades do País já estão tomadas por festas e blocos. Para evitar que a folia se transforme em dor de cabeça, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) faz um alerta para golpes com máquinas e cartões de crédito durante as festas.

Um dos mais comuns é o da troca do cartão. Segundo e entidade, um vendedor ambulante mal intencionado entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. Ele se aproveita de um momento de distração do comprador, ou usa algum truque e desvia sua atenção, para que a pessoa insira, por engano, a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Por fim, ele entrega um cartão similar, muitas vezes do mesmo banco e a substituição só é percebida horas depois.

Outro golpe comum nesta época do ano é o da dupla operação ou do valor errado. Nele, o bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco.

Para o diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, é preciso redobrar a atenção no momento das operações, principalmente em meio a grande concentração de pessoas, para evitar ser vítima de um golpe. “Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita. Isso não pode acontecer”.

Confira abaixo outras dicas de segurança da Febraban:

Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;

Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo.

Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;

Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;

Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;

Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;

Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta;

Nenhum banco envia alguém até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito;

Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.