Um protótipo de foguete da SpaceX Starship explodiu na aterrissagem após um lançamento experimental bem sucedido em alta altitude de Boca Chica, nos EUA, nesta terça-feira, 02, em uma repetição de um acidente que destruiu um foguete de teste anterior.

A Starship SN9 que explodiu em sua descida final era um protótipo do foguete de carga pesada sendo desenvolvido pela empresa espacial privada do empresário bilionário Elon Musk para transportar humanos e 100 toneladas de carga no futuro missões para a lua e Marte.

+ SpaceX espera levar primeiros turistas ao espaço até o fim de 2021

O foguete autoguiado de 16 andares de altura inicialmente voou para o céu claro do sul do Texas a partir de sua plataforma de lançamento no que parecia, na cobertura da transmissão ao vivo da NASA-SpaceX, uma decolagem perfeita.

Segundo informações do site Techcrunch, ao alcançar o pico de seu vôo, a espaçonave então pairou momentaneamente no ar, desligou seus motores e executou uma manobra planejada de “tombar de barriga” para descer de nariz para baixo sob controle aerodinâmico de volta à Terra.

O problema surgir quando a Nave Estelar, depois de virar o nariz para cima novamente para iniciar uma sequência de pouso final, tentou reacender seus propulsores Raptor apenas para que um deles deixasse de funcionar. O foguete caiu rapidamente no chão em uma bola de chamas.

O foguete Starship completo, que terá 120 metros de altura quando combinado com seu propulsor superpesado de primeiro estágio, é o veículo de lançamento totalmente reutilizável de próxima geração da empresa – o centro das ambições de Musk de tornar as viagens espaciais humanas mais acessível e rotineiro.