O Pentágono está rastreando um grande corpo de foguete chinês que está fora de controle e deve reentrar na atmosfera da Terra neste fim de semana. O problema? Embora saibamos que o corpo do grande foguete está definitivamente caindo, não sabemos exatamente onde isso vai acontecer.

O Comando Espacial dos EUA está rastreando a trajetória, o ponto de entrada exato do foguete não será conhecido até poucas horas após a reentrada, mas atualizações diárias sobre sua localização serão fornecidas no site Space Track.

+ Vídeo: esta é a incrível vista panorâmica de Marte capturada por Curiosity

A Aerospace.org também está rastreando o foguete e, na terça-feira à noite, previa uma chegada em 8 de maio, por volta das 21h30, hora do Pacífico – embora as previsões possam mudar.

O italiano Gianluca Masi de Ceccano, conseguiu capturar uma imagem, compartilhada em seu site Virtual Telescope Project 2.0. No momento em que a imagem foi tirada, “o estágio do foguete estava a cerca de 700 quilômetros do nosso telescópio, enquanto o sol estava apenas alguns graus abaixo do horizonte, então o céu estava incrivelmente brilhante”, escreveu Masi. “Este é um entulho enorme (22 toneladas, 30 metros e 5 metros de largura), mas é improvável que possa causar danos graves.”

Registro feito por Gianluca Masi
Registro feito por Gianluca Masi

Jonathan McDowell, um astrofísico do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard que rastreia e cataloga as órbitas de satélites, disse à CNN que “o risco de que ele atinja alguém é incrivelmente pequeno”. Como o Oceano Pacífico cobre grande parte da Terra, os destroços provavelmente irão parar nas águas do Pacífico em algum lugar, disse ele.