Os analistas do mercado financeiro elevaram a previsão do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano ao mesmo tempo que aumentaram as estimativas em relação à inflação. As informações fazem parte do Boletim Focus divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central, com dados levantados na semana anterior, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

Nesta semana, os analistas elevaram a previsão de crescimento do PIB para 5% neste ano. Há uma semana, eles projetavam uma expansão de 4,85% e há quatro semanas, falavam em 3,52%. Esta foi a nona alta seguida para esse indicador.

+ BCE prevê inflação com avanço no restante de 2021, mas de forma temporária

Para o ano que vem, o mercado reduziu a expectativa de alta do PIB, saindo de 2,20% há uma semana para 2,10% nesta semana.

Em relação à inflação, os analistas aumentaram mais uma vez as projeções de alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do País, que saiu de 5,82% para 5,90% de uma semana para outra. Há quatro semanas, a expectativa era do indicador atingir a marca de 5,24%. Essa foi a décima primeira alta seguida para o IPCA.

Vale lembrar que o centro da meta de inflação, em 2020, é de 3,75%, sendo que a meta é cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%.