Na terça-feira (19), o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou seu relatório World Economic Outlook de abril. Como não daria para escapar, a invasão da Ucrânia pela Rússia desencadeou uma crise humanitária e trouxe impactos para a economia global. “Os preços dos combustíveis e dos alimentos aumentaram rapidamente, atingindo com mais força as populações vulneráveis em países de baixa renda”, afirmou o órgão. O avanço da economia irá desacelerar para 3,6% – 0,8 ponto porcentual menor em relação à estimativa feita no relatório anterior, de janeiro. “E os aumentos dos preços das commodities levaram as projeções de inflação de 2022 para 5,7% nas economias avançadas e 8,7% nos mercados emergentes.” Para o Brasil, o FMI faz previsões ainda piores que a média global. Crescimento de 0,8%, inflação de 8,2% e desemprego de 13,7%.

Evan Agostini

“Liberdade de imprensa não apenas é importante para a democracia, ela é a democracia” Walter Cronkite (1916-2009) Jornalista americano.

FÉRIAS FRUSTRADAS
Aras é cobrado… Em Paris

Andressa Anholete

Procurador-geral da República com clara matriz engavetadora, Augusto Aras ­— que sonha explicitamente ser indicado ao STF pelo presidente JB — foi constrangido e cobrado enquanto passeava por Paris, na segunda-feira (18). Um homem o gravava enquanto dizia:

— “Dar rolezinho em Paris é legal, procurador, mas e abrir processo? Vamos lá investigar, ou vai continuar engavetando?”

—“Vamos lá investigar o Bolsolão do MEC, investigar pastor fazendo reunião, investigar o Bolsonaro gastando milhões em Viagra para o Exército… Cadê a investigação, procurador?”

O vídeo termina com uma pessoa dizendo “servicinho pífio” e outras duas fazendo quase corinho de um sonoro “filho da p…”.

JOVEM ELEITOR
Eleições precoces

Divulgação

No próximo dia 4 de maio, uma quarta-feira, termina o prazo para tirar (ou regularizar) o título eleitoral. E uma legião de jovens brasileiros pode decidir as próximas eleições caso esteja apta a votar. Hoje, pouco mais de 1 milhão de pessoas com 16 e 17 anos têm título de eleitor ­— porcentual que representa 17% dos brasileiros nessa faixa etária. Para os candidatos mais à esquerda, Lula em especial, convencer que mais adolescentes votem pode ser decisivo. Nas intenções de voto, o petista tem 51% na faixa 16-24 anos (contra 46% no total), o oposto do presidente JB, que tem 22% na faixa 16-24 anos (e 26% no total). Numa conta simples, 1 milhão de entrantes adolescentes significariam 300 mil votos líquidos para Lula.

TROCA DE COMANDO
The New York Times tem novo editor

Celeste Sloman

Para o mundo da mídia e do jornalismo em particular, The New York Times (NYT) tem o status de marcas americanas como Coca-Cola. Uma instituição. Por mais que em época de guerra, como a atual na Europa, parte do noticiário pareça muitas vezes vir de líder de torcida em vez de um jornalismo crítico. Na terça-feira (19), o jornalão nascido em 1851 e desde 1896 nas mãos da família Sulzberger anunciou Joseph Kahn (57 anos) como novo editor-chefe. Ele substituirá Dean Baquet (65 anos), o atual ocupante do cargo, a partir de junho. Kahn foi correspondente na China e editor da seção internacional, e vai mirar sua gestão na tarefa de transformar o NYT cada vez mais num veículo global e ainda mais digital. Hoje, já são
10 milhões de assinantes de conteúdos pagos.

Projeções feitas pela consultoria especializada em pesquisa de risco político Eurasia Group, com sede em Nova York, sobre probabilidade de vitória nas eleições presidenciais de 2022. O relatório com data de 14 de abril tem oito páginas e destaca, citando o instituto Quaest, que pelo oitavo mês seguido o tema economia/desemprego é o principal problema (46%) para os brasileiros.