Economia

FMI/Georgieva: atual ritmo de vacinação não acabará com pandemia até fim de 2022

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, voltou a chamar atenção nesta quarta-feira, 21, para o caráter desigual da recuperação da crise provocada pelo coronavírus. Durante evento virtual promovido pelo Instituto Peterson, a chefe do organismo multilateral alertou que o ritmo atual de vacinação não acabará com a pandemia até o final de 2022. Georgieva afirmou que o FMI projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) global crescerá 6% em 2021, mas que a retomada ocorrerá de forma bem mais rápida em países desenvolvidos em relação aos emergentes.

Na visão dela, o futuro será de choques econômicos mais fortes e duradouros, não só com pandemias, mas também com efeitos das mudanças climáticas. Por isso, ela defende que a comunidade internacional trabalhe para reduzir as disparidades socioeconômicas. “Se quisermos ser mais resilientes a choques, precisamos melhorar inclusão”, disse.

Georgieva saudou o acordo firmado pelo G-20 para um imposto mínimo global e os progressos nas negociações para a tributação de serviços digitais.

Precificação de carbono



Kristalina Georgieva reiterou durante o evento a defesa pela precificação do carbono. Para ela, a comunidade internacional deve alcançar um “nível adequado” para o preço das emissões. Georgeiva destacou que, embora a precificação não esteja estabelecida, é possível estimar que a tonelada do carbono está cotada em cerca de US$ 3 no momento. Na visão dela, esse valor tem que subir a US$ 75 até 2030. “O ideal é que países ajam em sincronia na precificação do carbono”, defendeu.

A diretora disse ainda que o FMI tem pedido ajuda de seus membros para ajudar os países mais vulneráveis ao coronavírus a abrir mais espaço fiscal.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago