As infecções simultâneas de Covid-19 e gripe, chamadas de “flurona”, foram confirmadas em ao menos seis pacientes brasileiros nesta segunda-feira (3). Há dois casos confirmados no Rio de Janeiro, três em Fortaleza e um em São Paulo.

A tendência, segundo os especialistas, é de aumentar os casos de influenza e covid causados pela nova cepa ômicron, que se dissemina em velocidade recorde. Já a epidemia de gripe é causada pela H3N2, subtipo do influenza A conhecido como Darwin.

+ Flurona: quais sintomas quando os vírus da gripe e da Covid atacam juntos
+ ‘Flurona’: brasileiro é infectado por covid e influenza ao mesmo tempo

O segundo caso no Rio de Janeiro foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde à TV Globo. O primeiro é de um adolescente de 16 anos que está assintomático.

Já os três casos de Fortaleza foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa): dois bebês de um ano e um homem de 52 anos que não precisou de hospitalização.

Em São Paulo, um dos relatos é da jornalista Giulia Fernanez, também segundo a TV Globo. Diversas secretarias estaduais de saúde investigam casos suspeitos e devem aumentar a contagem de confirmações nos próximos dias.