30/11/2018 - 11:00
Quando Laudomia Pucci, filha do estilista italiano Emilio Pucci, assumiu a direção da empresa em 1990, ela certamente não imaginava que o seu hotel favorito em Florença um dia levaria a assinatura da grife. Laudomia é frequentadora assídua do Savoy, em meio à imponente Piazza della Repubblica, a dois minutos do “Duomo”, apelido carinhoso da catedral de Santa Maria del Fiore, marco arquitetônico da cidade.
Construído em 1893, o Hotel Savoy abriga o restaurante predileto de Laudonia, o bistrô Irene, comandado pelo chef Fúlvio Pierangelini, duas estrelas no Guia Michelin. “Vou há anos fazer minhas refeições no Irene. Eu amo o restaurante”, conta ela. Agora a herdeira de Emilio Pucci tem ainda mais motivos para frequentar o lugar. A grife acaba de firmar uma parceria com a rede britânica Rocco Forte Hotels, administradora do local, para colocar sua assinatura no Savoy.
“Emilio Pucci é essencialmente florentino”, diz Olga Polizzi, designer de interiores do Rocco Forte Hotels. “Ninguém diz mais de Florença do que Pucci.” A parceria começou de forma despretensiosa. Laudomia produziu, a pedido do hotel, lenços de seda para os tampos de vidro das mesas do bistrô. O resultado agradou a hóspedes e clientes, e o que seria apenas um pedido pontual acabou se ampliando para uma reformulação de todo o hotel. O número de quartos foi reduzido de 102 para 80, que ganharam espaços maiores e grandes janelas. A suíte presidencial “Duomo” possui 177 metros quadrados e uma vista para a cúpula da catedral.
“Eles acertaram na parceria”, diz Gabriela Otto, especialista em hotelaria de luxo e proprietária da GO Consultoria. “Savoy e Pucci têm perfil intimista e se comunicam de forma muito parecida com o mercado.”
As almofadas e os sofás do Savoy ganharam estampas ao estilo da Pucci, que mescla elementos renascentistas às cores fortes do movimento pop art. Laudomia Pucci sabe que é preciso manter a tradição, mas com olhos atentos no futuro. A grife fundada por seu pai em 1948 vestiu a primeira-dama Jacqueline Kennedy, a atriz americana Marilyn Monroe e a italiana Sophia Loren, mas hoje investe em startups, como a “The Emilio Pucci Heritage Hub”, localizado no Palazzo Pucci, em Florença, sede da empresa, para estimular a criação de jovens talentos do design.
Inovação e evolução também são prioridades para o grupo britânico Rocco Forte, criado em 1996 para ser uma alternativa aos grandes hotéis patronizados. No próximo ano, eles lançam novos empreendimentos em Roma e Apúlia, na Itália, e em Xangai, na China. “Hoje muitas redes trabalham com esse senso de lugar, de dar uma cara local ao hotel, mas fomos os primeiros a fazer isso”, diz Sir Rocco Forte, proprietário da rede.
Embora essa seja a primeira parceria da Pucci com a hotelaria, o caminho foi pavimentado por outras grandes marcas do mundo da moda como Giorgio Armani, Versace, Salvatore Ferragamo e Moschino, que já fincaram suas grifes em hotéis ultra-luxuosos. “O objetivo é tornar o luxo palpável”, diz a especialista Gabriela Otto. “A relação agrega valor ao hotel e amplia o leque de potencias clientes para a grife.”