Giro

Florais são eficazes para saúde a emocional?

Crédito: Reprodução/Pexels

A busca por tratamentos naturais se tornou comum para quem prefere opções menos invasivas e com menor ou nenhum efeito colateral à saúde. (Crédito: Reprodução/Pexels)

A busca por tratamentos naturais se tornou comum para quem prefere opções menos invasivas e com menor ou nenhum efeito colateral à saúde. As terapias florais se encaixam nesse padrão, são remédios ou essências feitos a partir de extratos dos próprios vegetais, de modo a proporcionar mais equilibro emocional e melhorar a saúde.

Existem diferentes tipos de terapia floral, como óleo, águas, fragrâncias e até mesmo buquê de flores. A mais tradicional é os remédios florais, que usam diluições baseadas na prática homeopática tradicional com objetivo de equilibrar um sentimento ou emoção específica — medo, incerteza, insegurança, estresse, ansiedade, autoestima e tensão, por exemplo. As informações são do “Yahoo Life”.

+ Será que horóscopo acerta as previsões? Cientistas dizem que não

As promessas dos florais são tentadoras e valem a oportunidade. “Existem pesquisas da década de 1930 que apoiam o uso da terapia floral como uma técnica homeopática para controlar o sofrimento psicológico e as emoções difíceis nos indivíduos, especialmente a terapia floral de Bach (técnica desenvolvida pelo médico e homeopata britânico Edward Bach entre 1920 e 1930, organizada em torno de 38 plantas e flores silvestres inglesas, determinadas como efeito calmante positivo sobre os desequilíbrios emocionais)”, explica Allison Chawla, psicoterapeuta clínica.



Em 1997, um estudo descobriu que um programa de terapia floral de três a quatro semanas ajudou a melhorar a ansiedade em 89% de 115 pacientes avaliados. Quatro anos depois, em 2001, outra pesquisa apresentou que as essências florais podem ser usadas como adjuvantes para melhorar os sintomas da depressão leve a moderada. O método não possui efeitos adversos relatados, por isso, é considerado seguro e sem desvantagens.

Devido à composição natural, os florais de Bach podem ser misturados sem haver prejuízo. “Recomendamos misturar até sete remédios juntos. Existem muitas combinações diferentes que podem ser personalizadas para apoiar o que você esteja sentindo. Basta adicionar o número indicado de gotas a uma bebida ou diretamente na boca em intervalos ao longo do dia”, diz Kim Knoblauch, diretora de marketing de Bach.

O imediatismo é outro benefício das terapias florais. Segundo Allison Chawla, estudos mostram que o método age de forma rápida e, normalmente, os sentimentos de gratidão e felicidade aparecem em um instante.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km