Os usuários que não aderirem à conta premium do Flickr terão fotos deletadas a partir desta terça-feira (5). Como anunciado em novembro, a rede social limitará a mil postagens a quantidade de imagens publicadas em um perfil. Para ultrapassar esse limite será obrigatório se inscrever em uma conta paga de US$ 60 ao ano (aproximadamente R$ 220). De acordo com a empresa, as contas menos acessadas serão as primeiras a passar pelo processo de limpeza.

Segundo o Flickr, a fotos que tiverem sob a licença de Creative Commons não serão apagadas, porém, os usuários de contas simples não poderão acrescentar novas imagens caso já tenham ultrapassado o limite das mil permitidas. Além do processo de exclusão, o Flickr também só permitirá 1 TB de uso por conta simples, o que na prática pode limitar ainda mais o número de fotos postadas na rede.

Veja como salvar suas fotos do Flickr

Você pode baixar suas fotos diretamente do Flickr para o seu e-mail pelo rolo da câmara ou diretamente nos álbuns. A ferramenta de exportação permite puxar todas as imagens e vídeos, além dos comentários, descrições e outras informações do seu perfil.

Para salvar os documentos é preciso ir até a sua página pessoal na rede social. Clique na aba “Minhas coisas” e selecione a opção “Rolo da câmera”. Clique em “Selecionar todas”, depois em “Baixar” e “criar um arquivo zip”. Depois do processo, as imagens estarão disponíveis no “FlickrMail”.

Também é possível baixar por álbuns. Depois de clicar em “Minhas coisas”, vá em “Álbuns”. Selecione o ícone de baixar e faça também um arquivo zip. Depois do download, os arquivos serão disponibilizados no FlickrMail.