Após o Flamengo transmitir o próprio jogo nesta quarta-feira (1) pelo campeonato carioca, utilizando como artifício legal a Medida Provisória 984, a Globo decidiu nesta quinta-feira (2) rescindir o contrato que tinha com os clubes do Rio de Janeiro pelo direito de transmissão do campeonato. O atual campeão brasileiro, por outro lado, está festejando os ótimos números de audiência e arrecadação com a transmissão online.

Em nota, a emissora alegou que o contrato de exclusividade foi violado pelo clube na transmissão da partida contra o Boavista através do FlaTV. Esse contrato não foi assinado pelo Flamengo, mas recebeu o carimbo dos outros 11 clubes que estão no campeonato.

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“Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais”, disse a emissora.

Em conflito aberto com a Globo, o governo federal havia editado no último dia 18 de junho uma MP que dá aos clubes o direito de transmissão dos jogos. A emissora disse que o Flamengo não poderia violar um contrato anterior à MP e que o documento estaria protegido pela Constituição.

Os números da transmissão durante a vitória por 2 a 0 contra o Boavista foram um sucesso para o atual campeão brasileiro: o pico de acessos simultâneos na FlaTV, pelo YouTube, superou os 2,2 milhões de usuários, alcançando mais de 11 milhões de visualizações até o momento e atraindo 450 mil novos inscritos para o canal. É o vídeo mais visto na plataforma nesta quinta-feira.

No Facebook já são mais de 2 milhões de visualizações e no Twitter outros 203,6 mil acessos contabilizados.

Segundo o Esporte Interativo, a partida foi a maior do âmbito esportivo no mundo e bateu a marca de 2,1 milhões de acessos simultâneos da disputa entre Grêmio e Internacional, pela Libertadores, em março deste ano.

Os valores envolvendo a arrecadação dessa transmissão não são oficiais, mas o clube negociou patrocínios pontuais e teve uma venda simbólica de ingressos virtuais, que poderiam ser feitos através do YouTube, pelo PicPay e outros dois canais de venda de ingressos, além da transferência bancária.

O site FlaResenha, especializado na cobertura do time, indicou que foram arrecadados R$ 120 mil reais em patrocínios e R$ 200 mil em ingressos, além de R$ 2,7 milhões pelo SuperChat, onde o time fica com 70% do dinheiro e o YouTube com 30%. Para quem assistiu a transmissão fora do Brasil foi cobrado um valor de US$ 8 através do aplicativo My Cujoo e há uma estimativa de que foram mais de 10 mil pessoas pagando pelo jogo no exterior.