Economia

Fitch reafirma rating da Austrália em AAA, com perspectiva estável

A Fitch reafirmou hoje os ratings de longo prazo da Austrália, em moedas estrangeira e local, em AAA. A perspectiva dos ratings é estável. Também foram mantidos o teto do país, em AAA, e os ratings de curto prazo e em moeda local, em F1+.

Segundo a agência de classificação de risco, o rating australiano reflete os altos níveis de renda do país, sua forte governança e instituições políticas eficientes.

“A economia (da Austrália) vem crescendo há 25 anos sem uma recessão, apesar de enfrentar um ciclo de investimentos em mineração e condições globais voláteis, beneficiando-se da flexibilidade oferecida por uma taxa de câmbio flutuante, estrutura de política monetária confiável e baixo endividamento público”, comentou a Fitch.

Por outro lado, a persistência de elevados déficits orçamentários prejudica a força fiscal da Austrália em relação à de outros países com nota soberana AAA, ressaltou a Fitch.

Entre os anos fiscais de 2011 e 2015, o déficit do governo australiano ficou numa média de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB), ante uma mediana de 0,8% para outras nações AAA, de acordo com a agência.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança