Você sabe como funciona. Basta um email a um amigo dizendo que irá para Barcelona e na próxima busca ou espiada em sua timeline de rede social começam a ser carregados anúncios de passagens aéreas e hotéis em Barcelona. Ao longo do tempo, você nem precisará digitar nada. Seu perfil estará tão brutalmente mapeado que o algoritmo te conhece melhor que você. Uma ferramenta lançada pelo Firefox, a TrackThis, é uma forma divertida de confundir esses mecanismos. Ela oferece um cardápio de quatro personas (perfis) – consumidor de tendências, rico, apocalíptico ou influencer. Ao escolher uma delas a ferramenta abrirá dezenas de guias no navegador com sites relacionados a cada um desses perfis para enganar os rastreadores de publicidade, que vão pensar que você é realmente alguém obcecado com os últimos lançamentos de smartphones. É uma maneira de usuários preocupados com privacidade enganarem as empresas que buscam rastrear seu comportamento para exibir anúncios personalizados.

(Nota publicada na Edição 1128 da Revista Dinheiro)