Por definição, uma fintech não pode ser velha. E uma empresa antiga não pode ser uma fintech. Mas o executivo Claudio Yamaguti, ex-presidente da Redecard, quer redefinir esses conceitos. Ele recebeu a missão de transformar a Sorocred, instituição financeira do interior paulista fundada há mais de três décadas e com faturamento de R$ 185 milhões no ano passado, no banco digital Afinz. A plataforma de serviços financeiros, que nasce com foco em varejistas, microempreendedores e pessoas físicas, terá cartão de crédito, financiamento, antecipação de recebíveis, seguros e investimentos. “Durante décadas, a Sorocred pescava no lago um único tipo de peixe, com um único tipo de anzol”, disse o CEO. “Agora, o lago vai virar um mar e depois um oceano azul”, afirmou Yamaguti, prevendo em cinco anos multiplicar por dez a atual carteira de 650 mil clientes ativos. Além dos micro e pequenos empreendedores, a Afinz pretende fisgar os desbancarizados. A empresa fechou quatro joint ventures, sendo que duas delas já nascem com a nova marca: sua corretora de seguros para pessoas físicas e jurídicas e seu marketplace de e-commerce, que ajudará lojistas e microempreendedores a ingressar e ampliar suas vendas na economia digital. Atualmente, a empresa atua com 150 varejistas emissores de cartões, que já distribuíram mais de 5 milhões de cartões para os seus consumidores. “O melhor da pescaria começa agora”, disse Yamaguti.

(Nota publicada na edição 1189 da Revista Dinheiro)