A subsidiária da Telefónica na Alemanha decidiu trocar o núcleo da rede 5G, antes sob controle da Huawei, para a Swedish Ericsson. A estratégia é semelhante à estabelecida no Reino Unido, que utilizará apenas os equipamentos da empresa chinesa nas partes que não correspondem ao núcleo de comunicações.

Segundo o site espanhol Xataka Movil, o movimento é visto pela Telefónica como uma decisão de que “a empresa está preparando o caminho para a implantação de uma rede digital segura na próxima era 5G”.

+ Canadá mantém processo de extradição de executiva da Huawei
+ Apesar de pressão dos EUA, Huawei mantém suas ambições
+ EUA adota medidas para restringir desenvolvimento de semicondutores pela Huawei

O anúncio acontece em meio a um conflito que tem como personagens o governo Donald Trump, e o governo chinês, já que o líder norte-americano tenta comprovar casos de espionagem digital envolvendo a Huawei.

O caso vem se desenrolando desde 2019 e os Estados Unidos já conseguiram convencer boa parte da Europa, sobretudo o Reino Unido, de que a Huawei não é uma empresa confiável.

Markus Haas, CEO da Telefónica Deutschland, explicou que a sua empresa é a operadora de rede que conecta a maioria das pessoas na Alemanha e isso exige “uma responsabilidade social muito especial com a conectividade digital segura”.

Apesar do recuo, Huawei e Nokia cuidarão da parte de rádio das infraestruturas móveis na Alemanha.