Dados do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) indicam que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) conta com uma fila de 1.838.459 pedidos de benefícios que aguardam uma resposta. As informações foram divulgadas pela Globo News.

A análise dos dados mostra estagnação do atendimento dos pedidos neste ano: em abril, eram 1.833.815, número que aumentou em julho para 1.844.820. Além disso, houve um aumento na fila em relação a 2020, ano que terminou com pouco mais 1,5 milhão de requerimentos por benefícios.

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Presidente do IBDP, Adriane Bramante alega que a falta de concessão de novos benefícios ocorre, sobretudo, devido à falta de servidores públicos.

A situação é ainda mais grave do que aparenta porque esses 1,8 milhão de pedidos que aguardam um retorno dizem respeito apenas à fase de reconhecimento inicial do benefício. Não entraram nessa conta os pedidos de revisão ou que estejam em processo judicial.

Entre os tipos de pedidos à espera do INSS, o mais comum é de amparo à Pessoa com Deficiência (PcD): 630 mil.

O INSS, por sua vez, alega que a fila é maior que o estipulado pelo IBDP: seriam 1.865.209 pedidos de benefícios aguardando uma resposta do governo. O órgão afirma que mensalmente chegam 800 mil novos pedidos, dos quais cerca de 700 mil são atendidos.