A Fiat encerrou o mês de janeiro como a marca com mais emplacamentos do mercado automotivo brasileiro. Segundo os dados da Fenabrave – federação que representa as concessionárias – a companhia registrou um market share de 19,98% nas vendas do mês, seguida por GM (11,24%), Volkswagen (11,22%), Hyundai (10,79%) e Jeep (9,74%).

Ao todo, a Fiat comercializou 23.299 veículos entre automóveis e comerciais leves, com destaque para o Strada, que obteve 6.716 emplacamentos. Em seguida, o Hyundai HB20 teve 5.634 unidades vendidas, seguido pelo Fiat Toro (3.293), Chevrolet Onix (5.205), Jeep Renegade (4.999) e Jeep Compass (4.905).

+ Vendas de carros na UE crescerão 8% em 2022 com estabilização em oferta de chips, diz associação

SUVs lideram o mercado em números gerais

As SUVs, que ganham cada vez mais espaço no mercado nacional, tiveram grande participação no saldo geral de vendas, com o segmento emplacando 46 mil unidades (50,79% entre os modelos). Entre os líderes, o Renegade e o Compass puxaram a lista, com 4.999 e 4.905 unidades vendidas respectivamente. Em seguida estão o Hyundai Creta (4.175), Volkswagen T Cross (3.761) e o Fiat Pulse (3.192).

No segmento de veículos de entrada, o Gol foi o líder, com 3.435 unidades, seguido por Renault Kwid (6.775) e Fiat Mobi (2.743). Todos esses modelos venderam menos em janeiro do que em dezembro do ano passado.

Já entre os hatches pequenos, o HB20 teve 5.634 unidades comercializadas, seguido pelo Onix (5.205), Fiat Argo (2.676) e Peugeot 208 (1.989) – o único da lista a apresentar variação positiva nas vendas entre um mês e outro.

Na seção de hatches médios a Audi viu o A3 vender 48 unidades, seguida pelo Nissan Leaf (41) e Chevrolet Cruze HB (21). Com exceção do A3, todos os carros venderam menos do que em dezembro.

Mais detalhes sobre as vendas de janeiro e os dados completos divididos por segmentos, você pode acessar clicando aqui.