Giro

FGTS: saiba se você vai receber sua parte no lucro de R$ 8,13 bi; e quando

Crédito: Arquivo/Agência Brasil - Marcelo Camargo

A base para o cálculo do dinheiro do FGTS a ser recebido é baseado no saldo da conta em 31 de dezembro de 2020 (Crédito: Arquivo/Agência Brasil - Marcelo Camargo )

O conselho curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) determinou a distribuição aos trabalhadores de R$ 8,13 bilhões recebidos de lucro em 2020. O pagamento será efetivado até 31 de agosto nas 191 milhões de contas vinculadas ao FGTS.



No entanto, algumas dúvidas ainda persistem. Confira:

+ FGTS: veja como calcular quanto do lucro do Fundo você vai receber
+ FGTS vai distribuir RS$ 8,13 bilhões de lucro até o final do mês

Quem recebe os lucros do FGTS?

Qualquer trabalhador que tenha conta no FGTS com saldo positivo no dia 31 de dezembro de 2020 vai receber. Quem teve a primeira conta no fundo aberta neste ano só receberá no ano que vem. Não há limite de contas ativas ou inativas para receber o dinheiro.



Quem já fez retirada do fundo também recebe?

Como o rendimento é referente ao ano de 2020, vale a quantia registrada em 31 de dezembro de 2020. Quem retirou dinheiro neste ano, não perde o bônus relativo ao ano passado. Quem retirou dinheiro do FGTS em 2020 vai receber relativo ao saldo que tiver naquela data, desde que positivo.

Quanto vou receber?

O índice aplicado sobre o saldo das contas do FGTS em 31 de dezembro de 2020 será de 0,01863517, ou seja, 1,86%. Então, a cada RS$ 100 de saldo, o trabalhador recebe RS$ 1,86. Para saber o valor exato basta multiplicar o saldo da conta em 31 de dezembro de 2020 por 0,01863517.

Quando o saque do FGTS é permitido?

– Demissão sem justa causa;
– Término de contrato por prazo determinado;
– Rescisão de contrato por extinção total da empresa;
– Supressão de parte de suas atividades;
– Fechamento de estabelecimentos próprios, filiais ou agências;
– Falecimento de empregador individual;
– Contrato de trabalho anulado;
– Rescisão de contrato recíproco ou por força maior;
– Rescisão por acordo – neste caso, o trabalhador pode sacar 80% do saldo da conta do FGTS;
– Aposentadoria;
– Necessidade pessoal urgente e grave decorrente de desastre natural desde que reconhecido em portaria pelo governo federal;
– Suspensão do trabalho avulso por prazo igual ou superior a 90 dias.
– Falecimento do trabalhador;
– Titular da conta do FGTS tem 70 anos de idade ou mais;
– Trabalhador ou seu dependente forem portadores do vírus HIV;
– Trabalhador ou seu dependente estiverem com câncer;
– Trabalhador ou seu dependente estiverem em estágio terminal em função de doença grave;
– Trabalhador permanece por 3 anos seguidos fora do FGTS (sem emprego com carteira assinada) com afastamento a partir de 14/7/1990;
– Conta vinculada permanecer por 3 anos seguidos sem depósitos e o trabalhador ter sido afastado até 13/7/1990;
– Aquisição da casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de prestações de financiamento habitacional;
– Amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de prestações de sistemas imobiliários de consórcio.

Como consultar o saldo do FGTS?

– Pelo aplicativo FGTS, disponível para Android iOS;
– Site da Caixa Econômica Federal;
– Aplicativo da Caixa para correntistas do banco.

Quando os depósitos serão feitos?
Segundo a Caixa, todas as contas terão o lucro depositado até 31 de agosto.

O que preciso fazer para receber dinheiro do FGTS?
Nada. O depósito é feito automaticamente.

Qual é o rendimento do FGTS?

O trabalhador tem a opção de resgate, mas também pode manter os recursos aplicados no FGTS, que rende, por lei, 3% ao ano mais a variação da Taxa Referencial (TR), a mesma que regula as poupanças.

A TR é alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), que adiou em maio deste ano o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090) que argumenta que usar a TR como referência para correção monetária dos saldos das contas de FGTS seria inconstitucional por não refletir o aumento geral dos preços, como fazem os índices de inflação.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

acompanhe seu fgts aplicativo fgts cadastrar fgts 2021 Caixa Caixa Econômica Federal caixa fgts caixa pis certidão federal cnpj certidão fgts certidão fgts caixa certidão inss certidão negativa de débitos trabalhistas certidão negativa estadual certidão negativa receita federal certidão negativa trabalhista certidão trabalhista certificado de regularidade do fgts certificado regularidade fgts cnd cnd estadual cnd federal cnd fgts cnd municipal cnd trabalhista codigo movimentação fgts como antecipar o fgts? como calcular lucro do fgts? Como calcular valor recebido pelo FGTS? Como consultar saldo do fgts? como funciona a retirada do FGTS como funciona o lucro do FGTS? Como retirar FGTS Como sacar FGTS como tirar o FGTS? conectividade social fgts consulta crf fgts consulta regularidade fgts consultar fgts online correção do FGTS crf fgts demissão justa causafgts distribuição de resultados fgts 2021 emitir certidão fgts empréstimo emprestimo com fgts emprestimo pessoal extrato analítico fgts extrato fgts FGTS fgts 2021 FGTS 2021 como funciona FGTS 2021 últimas noticias FGTS aplicativo FGTS aposentadoria fgts app fgts caixa FGTS como consultar? FGTS como sacar FGTS condições para sacar fgts correção FGTS doença crônica FGTS emergencial FGTS emergencial 2021 últimas notícias FGTS justa causa FGTS o que é FGTS quando surgiu FGTS quanto irei receber? FGTS regras FGTS saque-aniversário fgts.caixa.gov.br Fundo de Garantia Fundo de Garantia do Tempo de Serviço Funo de Garantia do Tempo de Serviço indice fgts juros fgts lucro do fgts 2020 lucro do fgts quem tem direito? lucro fgts pagamento lucro fgts tabela O que preciso fazer para receber dinheiro do FGTS? pagamento pgts parcelamento fgts pis 2021 Qual é o rendimento do FGTS? qual o rendimento do fgts? Quando o saque do FGTS é permitido? quando posso sacar minha parte do lucro do FGTS Quando receber o lucro do FGTS? quando recebo meu FGTS Quanto vou receber do fgts? Quem já fez retirada do fgts também recebe? quem pode sacar FGTS? Quem recebe os lucros do FGTS? revisão do fgts saque emergencial fgts saque imediato fgts saque-aniversário fgts tabela lucro fgts 2020