Começa nesta quarta-feira (20) o saque extraordinário de R$ 1.000 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O pagamento será feito conforme o mês de nascimento do trabalhador, até 15 de junho. No dia 20, recebem os nascidos em janeiro.

Os trabalhadores podem consultar a data e o valor do saque extraordinário no aplicativo do FGTS , no site , nas agências da Caixa Econômica Federal ou por SMS com o cadastro do número do celular aqui. Para a consulta no site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep) que consta na carteira de trabalho.

No aplicativo, é possível incluir informações cadastrais para criação de Conta Poupança Social Digital. O trabalhador também pode informar se não quiser o Saque Extraordinário. Neste caso, o débito não será realizado na conta do Fundo.

Se o valor já tiver sido creditado, o trabalhador pode desfazer o crédito na Conta Poupança Social Digital até 10 de novembro.

Vagas de estágio: Caixa abre processo seletivo em todo Brasil

No caso da não movimentação da conta após o crédito dos valores até 15 de dezembro, os recursos serão retornados à conta do FGTS com correção e sem prejuízo ao trabalhador.

O FGTS é um direito do trabalhador com carteira assinada e, geralmente, só pode ser sacado em situações específicas, como demissão sem justa causa, compra da casa própria ou na aposentadoria, porém, no último mês, o Governo Federal publicou Medida Provisória liberando o saque extraordinário.

Veja o calendário de saque extraordinário do FGTS: