Os trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar a retirada anual do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), a partir desta segunda-feira (3). Quem faz aniversário em janeiro e quer ter acesso ao saque-aniversário, pode aderir a sistemática até o dia 31 deste mês.

Os valores poderão ser sacados até o dia 31 de março de contas ativas ou inativas. A conta ativa diz respeito ao emprego atual e as inativas são relacionadas aos trabalhos anteriores.

+ FGTS: aplicativo oferece empréstimo de antecipação do saque-aniversário

De acordo com a Caixa, mais de 1,3 milhão de pessoas poderão sacar o benefício em janeiro. O valor total aproximado desses saques seria de R$ 1,9 bilhão. O montante inclui pessoas que contrataram antecipação do saque em instituições financeiras. Apesar de receber o valor antecipadamente, nesta modalidade, esses trabalhadores precisam arcar com juros, por se tratar de um empréstimo.

Como funciona o saque-aniversário?

O saque-aniversário é um benefício que permite ao trabalhador a retirada de uma fatia do saldo de sua conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), anualmente, no mês de seu aniversário. Ele funciona como uma alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho, que já é direito de todo trabalhador brasileiro formal.

Os valores do saque-aniversário ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês seguinte ao da aquisição do direito de saque. Caso o trabalhador não saque o recurso até essa data, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS.

Caso queira realizar a migração para a sistemática do saque-aniversário, de forma online, o trabalhador precisa entrar no aplicativo do FGTS, no site fgts.caixa.gov.br ou no Internet Banking e optar pelo benefício.

A Caixa destaca que o trabalhador que optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderá receber o valor no mesmo ano de opção.

Como fazer o saque-aniversário?

Desde fevereiro de 2020, a Caixa liberou o serviço digital para que o trabalhador possa fazer o saque do FGTS de maneira mais confortável, sem ter que ir à uma agência.

Para sacar o benefício de maneira digital, basta acessar o aplicativo do FGTS, consultar os valores e solicitar o saque. O app irá pedir uma conta bancária (de qualquer instituição) de titularidade do requerente. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis, a partir da solicitação. Os trabalhadores também podem realizar os saques nas agências Caixa e unidades lotéricas.