A pandemia da Covid-19 fez com que empresas cancelassem as confraternizações no fim do ano passado. Para este ano, a ‘festa da firma’ está garantida. Especialistas, no entanto, alertam que é necessário cuidado para não cometer gafes que podem deixar o funcionário numa situação desconfortável com os colegas e até custar o seu emprego.

+ Cerveja: confira equipamentos para aproveitar melhor as festas de fim de ano

“Sempre penso que festa com alguém que pode te demitir no dia seguinte não é festa. Portanto, por aí já se sabe que todo cuidado é pouco”, diz Marcela Brito, mentora de carreiras e founder da Iventys.

“O que faz um empregado sobreviver às festas de fim de ano da firma são uma boa dose de respeito e bom senso. No mais, pode celebrar o fim de mais um ciclo e partir para o ano novo e sem aquela famosa ressaca moral”, comenta Marcela.

Marcela e a Catho elencaram algumas dicas do que deve ser evitado durante a confraternização.

Dicas para fazer bonito na ‘festa da firma’:

1. Muito cuidado com o dress code

A festa da firma é uma extensão do local de trabalho. Portanto, vista-se adequadamente para o ambiente e ocasião sem excessos que marquem o corpo ou camisetas com mensagens engraçadinhas e piadas de mau gosto.

2. Moderação com a bebida alcoólica

Certamente todos gostam de relaxar e celebrar o fim de mais um ciclo, mas o segredo da prudência é a moderação. Portanto, mantenha o autocontrole e beba socialmente, sem grandes exageros e evitando misturar tipos diferentes de bebidas

3. Exagerar na comida

Calma que a mesa de comida não vai sair correndo! A gente sabe que a maioria das festas tem um cardápio de dar água na boca, mas não é para se desesperar e experimentar tudo de uma vez. Você pode comer quantas vezes quiser, só não precisa encher o prato como se fosse a última ceia.

4. Intimidade com o chefe

Chefes presentes em festas também tem seu momento de brincadeiras e, embora eles possam demonstrar abertura para piadas e gracinhas, mantenha a compostura e lembre que você não ocupa a mesma posição que ele na hierarquia da empresa. Sei que soa legal, mas é como funciona na prática.

5. (Só) falar sobre trabalho

Claro que trabalho é um assunto que todos na festa terão em comum, mas ninguém quer falar sobre os resultados da empresa no último mês em um momento de comemoração, certo? Não seja você o “cara chato que só fala de trabalho”.

6. Abordagens a colegas de trabalho

Algumas empresas permitem que os empregados levem acompanhantes, que podem ser familiares, amigos ou parceiros afetivos. Dessa forma, independentemente do nível de intimidade que você mantém no dia a dia de trabalho com o colega, atente-se para o cenário da festa. Manter um comportamento de respeito ao espaço das pessoas é primordial para que a festa termine bem!

7. Partir para a paquera

Nem sempre são permitidos relacionamentos entre os colaboradores da empresa e essa regra não muda só porque você está numa festa – você ainda está no ambiente de trabalho! Se a sua empresa não se importa com relacionamentos entre os funcionários, você até pode conversar com aquela pessoa interessante que sempre quis conhecer melhor, mas deixe para dar os próximos passos longe de qualquer ambiente profissional.

8. Festa x redes sociais

Por fim, a campeã de audiência todos os anos: as redes sociais. As pessoas costumam se empolgar e marcar colegas em stories ou publicações em redes sociais diversas, no entanto, é sempre bom lembrar que marcações que possam constranger a integridade moral ou a dignidade de alguém pode gerar prejuízos imediatos e, em casos extremos, demissão. Portanto, ao registrar momentos da festa com colegas, consulte se pode publicar a foto.