São Paulo, 05 – A Fertilizantes Tocantins (FTO), controlada pelo grupo suíço EuroChem, inaugurou na terça-feira (4) sua oitava unidade, no município de Araguari (MG) – a primeira no Estado. A fábrica recebeu investimento de R$ 91 milhões, segundo nota da empresa. Na área de 27 mil metros quadrados, haverá capacidade de armazenagem estática de 100 mil toneladas e estrutura para produzir até 6 mil toneladas de fertilizantes por dia.

A unidade da FTO em Minas Gerais está diretamente conectada ao Porto de Vitória (ES), de acordo com a companhia. A matéria-prima para a produção de adubos sai do porto capixaba, é transportada por ferrovia até o terminal da VLI em Araguari e, de lá, por meio de um sistema de correias, chega à nova fábrica. Ela também está preparada para receber os insumos provenientes do porto por transporte rodoviário, simultaneamente à descarga ferroviária.

“A inauguração da fábrica de Araguari marca a entrada da FTO na Região Sudeste, especialmente em Minas Gerais, que é um mercado muito importante para nosso posicionamento estratégico no País. Com isso, estamos completando com sucesso o plano de investimentos que foi definido no Brasil”, afirmou no comunicado o CEO da Fertilizantes Tocantins, José Eduardo Motta. Segundo a empresa, o Estado de Minas Gerais representa um mercado potencial de 4 milhões de toneladas de fertilizantes anuais.

No ano passado, outras duas fábricas foram inauguradas pela Fertilizantes Tocantins, em Sinop (MT) e Catalão (GO). “Nosso foco agora está na consolidação desses novos mercados, para que possamos continuar a alavancar o crescimento da empresa de maneira sustentável no longo prazo”, acrescentou Motta em nota. A empresa conta ainda com plantas em Porto Nacional (TO), São Luís (MA), Querência (MT), Rondonópolis (MT) e Barcarena (PA).

Fundada em 2003, a Fertilizantes Tocantins produziu 1,8 milhão de toneladas de adubos em 2018. Em agosto de 2016, o grupo EuroChem, um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes à base de nitrogênio, fosfato e potássio, adquiriu o controle acionário da empresa brasileira. O grupo, com sede em Zug, na Suíça, e fábricas na Europa e Ásia, atua em diversas atividades, entre elas mineração, produção de fertilizantes, logística e distribuição em todos os continentes. A EuroChem iniciou a produção de potássio na mina de Usolskiy, na Rússia, no começo de 2018, e continua a desenvolver um novo projeto na região de VolgaKaliy.