Uma Ferrari de 1956 pilotada pelo pentacampeão mundial de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio será leiloada em Nova York em dezembro, informou a Casa Sotheby’s, que espera vendê-la por 28 milhões de dólares.

“É o Santo Graal para colecionadores e fãs do mundo”, escreveu a Sothebys’s sobre a Ferrari vermelha 290 MM, chassi 0626, que foi especialmente feita para o legendário piloto argentino para a corrida das Mil Milhas na Itália, na qual chegou em quarto.

O automóvel depois foi pilotado por Phil Hill, Wolfgang von Trip e inclusive pelo trio Eugenio Castellotti, Luigi Mussio e Masten Gregory, que ganharam com ela em 1957 os 1.000 km de Buenos Aires.

A Ferrari seguiu competindo até 1964, quando se tornou peça de colecionador. Foi adquirida então pelo francês Pierre Bardinon e depois por seu proprietário atual.

“Conduzida pelos melhores pilotos dos anos 1950 e construída para quem talvez tenha sido o maior piloto da história (…), é um dos carros mais cobiçados e valiosos”, comentou Peter Wallman, especialista em automóveis para a RM Sotheby’s.

Na venda de 10 de dezembro, a casa de leilões oferecerá 30 automóveis e colecionáveis do mundo automobilístico.

Entre estes carros destaca-se outra Ferrari, azul e de 1955, chassi 0564MD/0424MD, cujo valor é estimado em entre cinco e sete milhões de dólares. Originalmente produzida para o francês Yves Dupont.