Ferrari, o espumante que tem lugar garantido no pódio da Fórmula 1

Ferrari, o espumante que tem lugar garantido no pódio da Fórmula 1

Matteo Bruno Lunelli, presidente da Ferrari Trento, à esquerda, com Stefano Domenicali, CEO da Formula One: a bebida estará no pódio da F1 por três anos

A Ferrari é a escuderia que acumula mais vitórias na Fórmula 1. Seus pilotos venceram 238 GPs, em 1017 disputados desde 1050, e conquistaram 16 mundiais de construtores para a marca. Pois a Ferrari estará no pódio do Grande Prêmio do Brasil, no domingo (14), qualquer que seja o resultado da corrida. Só que será outra Ferrari. Na verdade, uma garrafa. Embora sem nenhuma ligação com a montadora italiana de automóveis de luxo e carros de corrida, Ferrari é também o nome do espumante que atualmente patrocina a Fórmula 1, depois de vencer uma disputa com produtores de Champagne que tradicionalmente forneciam a bebida. Com isso, pelos próximos três anos, todas as vitórias da categoria serão celebradas com um espumante Ferrari Trento DOC Jeroboam (denominação da garrafa de 3 litros com que os pilotos vencedores comemoram cada conquista).



Ferrari Trento Edição Especial Fórmula 1, importado pela Decanter (R$ 464,00)

“Esta é a primeira vez que um vinho italiano é escolhido pela Fórmula 1 como parceiro oficial. Isso resgata os valores de excelência e ‘italianidade’ que a Ferrari Trento representa”, afirmou Matteo Bruno Lunelli, presidente da Ferrari Trento. Para quem não conhece os predicados da bebida elaborada na Itália com 100% Chardonnay, basta saber que a marca acaba de ser eleita, pela quarta vez, Produtor de Espumante do Ano pelo Champagne & Sparkling Wine World Championships, criado e presidido por Tom Stevenson, maior especialista mundial em vinhos espumantes. De cor palha com reflexos dourados, esse espumante brut (9,4 gramas de açúcar por litro) elaborado pelo método tradicional (em que a tomada de espuma ocorre na própria garrafa) apresenta “perlage” fino e duradouro, além de preservar ótima acidez mesmo com o prolongado período em que as leveduras ficam em contato com o mosto (36 meses, no mínimo).

Criada em 1902 por Giulio Ferrari, a marca passaria meio século depois às mãos de Bruno Lunelli, então dono de uma loja de vinhos em Trento. Hoje, tanto os espumantes Ferrari quanto o tinto Aliotto, produzido pela Tenute Lunelli na Toscana, são importados para o Brasil pela Decanter, empresa fundada em Blumenau (SC) pelo empresário Adolar Hermann. Para ele, “os brasileiros que quiserem apreciar o espumante da Fórmula 1 vão encontrar uma bebida fresca, elegante e equilibrada, perfeita para acompanhar as corridas, para celebrar a vitória e harmonizar com o menu do domingo de GP Brasil”. A Decanter vende o espumante Ferrari Trento Edição Especial Fórmula 1 por R$ 464,00 no e-commerce www.decanter.com.br.


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Sobre o autor

Celso Masson, 53, é jornalista, diretor de núcleo da Editora Três, winemaker e palestrante de vinhos. Nos últimos dez anos, vem estudando e acompanhando a produção, os negócios e os prazeres do mundo da enologia. Se formou winemaker após integrar um exigente programa oferecido pela Escola do Vinho Miolo. Já tem três rótulos produzidos em parceria com a inovadora vinícola brasileira.


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