Pesquisadores do centro de inteligência artificial (IA) da Samsung desenvolveram um programa que cria um vídeo de qualquer pessoa a partir de uma única foto. A novidade é vista com preocupação e um período de disseminação de notícias falsas e deve acirrar ainda mais o debate entre redes sociais, veículos de comunicação e entidades políticas.

Em um artigo publicado na última semana, os especialistas da sede russa da Samsung explicaram como é possível transformar um ou uma sequência de fotos em vídeos através de programas de inteligência artificial. O sistema foi abastecido com dados de 7 mil pessoas famosas carregados no YouTube. O programa captura características e movimentos faciais para transformar as imagens estáticas em vídeos de curta duração.

Uma amostra com base em imagens de pessoas famosas, como o físico Albert Einstein, a atriz Marilyn Monroe, o escritor Fiódor Dostoiévski e até a Monalisa foi apresentado como prova da eficiência do sistema.

Técnicas semelhantes de edição e manipulação de imagens e vídeos, chamadas de deepfakes, já foram usadas anteriormente. A pesquisa da Samsung ainda está em fase inicial e permite apenas a criação de cabeças falantes e movimento de parte do pescoço. A preocupação dos especialistas é como esse tipo de tecnologia pode ser usada para aumentar a disseminação de notícias falsas nas redes sociais e outros canais da internet.