Com a pandemia da Covid-19, muitos feriados municipais e nacionais foram antecipados para tentar manter as pessoas em casa e evitar aglomerações nas empresas e transporte público. Nesta semana teremos o feriado da Semana Santa, que em alguns lugares terá início nesta quinta-feira (14), mas a data oficial é sexta-feira (15).

Na semana que vem, há mais uma emenda de feriado com a data de Tiradentes (21). Segundo portaria divulgada no início do ano pelo governo federal, indicando os feriados e pontos facultativos, ambas as datas são consideradas feriados nacionais.

+ SP tem alta de 91% de casos de vandalismo ou furto de fios de semáforos

O que é ponto facultativo?

O ponto facultativo é dado em feriados ou datas comemorativas em que os empregadores definem se darão ou não folga para os funcionários, sejam eles públicos ou privados. Ou seja, trabalhar é uma decisão do empregado, caso seja concedido ponto facultativo.

Caso a empresa opte por trabalhar no dia de comemoração, o funcionário que resolver faltar ao emprego pode receber um aviso e, em alguns casos, perder o emprego.

O que define o feriado?

Já no caso do feriado, o serviço fica dispensado, com exceção de trabalhos essenciais, como hospitais, segurança pública, entre outros. Além disso, a remuneração deve ser dobrada pelo dia trabalhado, caso a empresa exija o comparecimento ao serviço e não conceda um dia de folga nos dias seguintes.

Bancos não funcionam com atendimento presencial, inclusive o pagamento de boletos não será descontado nesses dias e supermercados que não são 24h devem funcionar somente meio período, por exemplo.

Qual a previsão do tempo para o feriado da Paixão?

Nesta Semana Santa, segundo o Climatempo, a previsão deve ser de frio e chuva na maior parte do País, inclusive nos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, por exemplo, a previsão é de chuvas até domingo (17), quando o sol voltará a aparecer.