Tida como uma forma de ajudar na diminuição de pessoas circulando pela cidade, a antecipação de 4 feriados na capital de São Paulo começa a valer nesta sexta-feira (26). Ao todo, o feriadão pegará um intervalo de 10 dias e vai suspender boa parte dos serviços públicos na cidade.

Os feriados antecipados foram os de Corpus Christi (3 de junho); Consciência Negra (20 de novembro); aniversário de São Paulo (25 de janeiro de 2022); Corpus Christi (16 de junho de 2022); Consciência Negra (20 de novembro de 2022). Os dias 26, 29, 30, 31 e 1° de abril valerão pelos feriados antecipados e o dia 2, que será Sexta-Feira da Paixão, valerá como feriado em todo o Brasil.

+ Confiança dos empresários da construção cai pelo terceiro mês, diz FGV
+ Construção civil tem alta de preços de 2% em março, diz FGV

Confira abaixo o funcionamento dos serviços municipais que prestam atendimento ao público:

Rodízio

O rodízio de veículos sofreu alteração, deixando de operar nos períodos da manhã e tarde e valendo das 20h às 5h do dia seguinte. Entenda mais sobre o rodízio em novo horário clicando aqui.

Serviços de Saúde

Todos os serviços da Saúde na capital funcionarão de forma ininterrupta durante os dias de feriado antecipado, com alteração nos horários de atendimento apenas no feriado nacional da “Sexta-Feira da Paixão” (2 de abril). Neste caso, permanecerão 24h os hospitais essenciais e plantões. Serviços como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Assistência Médica Ambulatorial (AMA), por exemplo, funcionarão em horário reduzido.

Abastecimento

As feiras livres, mercados e sacolões seguem funcionando normalmente.

Subprefeituras

As Subprefeituras não funcionarão no período.

Transporte

Os serviços da frota de transporte público seguirão normalmente, com a frota correspondente ao de um dia útil, segundo a Prefeitura, com exceção dos finais de semana, quando a frota diminui.

A Zona Azul, presente em algumas ruas da capital paulista, funcionarão conforme as indicações nas placas de cada local.

Os postos de venda e atendimento da SPTRANS em terminais municipais e estações do Expresso Tiradentes funcionarão normalmente, das 6h às 19h. Os postos de Santana, Jabaquara e Augusta, fecharão apenas aos finais de semana e na Sexta-Feira da Paixão.

No caso do Departamento de Operação do Serviço Diário (DSV), as atividades presenciais estão suspensas. Defesas de autuação e indicação de condutores em multas de trânsito devem ser encaminhadas pelos Correios para a Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros/SP – CEP 05428-900, ou no e-mail (dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br).

Os pedidos de cartões de estacionamento em vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência podem ser solicitados no portal SP156 e o cadastro para isenção do rodízio municipal também.

Assistência social

Permanecerão abertos os serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, Centro-Dia do Idoso e Núcleo de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico (NPJ).

Segundo a Prefeitura, os serviços da Proteção Social Básica e os da Proteção Social Especial de Média Complexidade, não mencionados acima, estarão fechados.

Cultura

Todos os espaços culturais da capital continuarão suspensos. Bibliotecas, centros culturais, casas de cultura, teatros e outros espaços apenas com atividades online.

Os eventos para o Mês do Hip Hop e o Mês da Mulher permanecerão exclusivamente de forma virtual e com regras rígidas sobre os protocolos de segurança na produção. O Festival Verão Sem Censura, programado para a segunda quinzena de março, será adiado e o Plano de Amparo à Cultura, lançado em fevereiro, continua sendo executado normalmente nesse período.

Atendimento ao Trabalho e Turismo

Os Cates (Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) ficarão fechados e funcionarão de forma on-line cadastrando pessoas pelo site do Cate.

O atendimento ao empreendedor seguirá funcionando na Ade Sampa por telefone, no número 4210-2668.

Turismo: As Centrais de Informação Turística não vão realizar atendimentos.

Direitos Humanos

Os equipamentos de atendimento à população mais vulnerável seguem com atendimento em horário normal durante o feriado.

Esportes

Com o decreto da Fase Emergencial ativo até o fim do mês, todos os eventos esportivos e centros da Prefeitura estão suspensos.

Fazenda

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF), localizado na Praça do Patriarca, 69, não terá atendimento presencial enquanto durar as Fases Emergencial e Vermelha do Plano São Paulo. Os munícipes devem acessar os serviços disponíveis via Portal SP 156.

FAB LAB LIVRE SP, Telecentros e Descomplica

Os Telecentros, as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP e as unidades do Descomplica SP permanecerão fechados.

Habitação

Todas as atividades as Secretaria de Habitação estarão suspensas até o dia 4 de abril, incluindo a Central de Atendimento da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB).

Hospitais Veterinários

Os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul abrirão em todos os feriados antecipados, ou seja, nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril e só estarão fechados no dia 2 de abril (Sexta-feira Santa).

Pessoa com deficiência

As Centrais de Intermediação em Libras funcionarão normalmente. Já a realização da Paraoficina Móvel ficará sem operar no período de feriado. A programação retorna a partir de 5 de abril.