A prefeitura de São Paulo antecipou cinco feriados municipais (dois deste ano e três de 2022). O Objetivo é manter as pessoas em casa para conter a propagação de Covid-19.

Ao todo serão 10 dias consecutivos, que começam hoje, sexta-feira (26), e serão encerrados no domingo (4) – incluindo a sexta-feira Santa (2) e a Páscoa (4).

Gasolina e diesel estão mais baratos nas refinarias a partir de hoje

No entanto, para o paulistano fica a dúvida: o que posso fazer ou não nesse feriadão? Veja a lista abaixo e tire suas dúvidas:

Posso viajar?

Até agora não foram divulgadas barreiras sanitárias. No entanto, o prefeito Bruno Covas ressalta que a população deve aumentar o isolamento social nesse momento. “Mais importante do que qualquer medida é a conscientização da população”, afirmou em nota divulgada.

Ir para o interior?

Muitas cidades do interior estarão em lockdown até o dia 31 – caso de São José do Rio Preto, Icém e Guapiaçu, por exemplo – ou seguem com restrições.

Ir à praia?

Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista – Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente – anunciaram um lockdown, que vai valer até o dia 4 de abril. A ideia é justamente tentar conter o fluxo de pessoas que estão em feriado na capital do estado de SP.

Ir para o Rio de Janeiro?

Rio de Janeiro e Niterói vão realizar um lockdown parcial entre os dias 26 e 4. Praias estarão fechadas, mas os parques permanecerão abertos. Os bares não atenderão de forma presencial. Além disso, haverá toque de recolher entre às 23h e 5h.

Parques liberados?

Os parques permanecerão fechados em todo o Estado de São Paulo.

Bancos abertos?

Os bancos funcionarão em caráter “excepcional”. A orientação é de que a população realize todas as atividades por aplicativo ou no internet banking e deixe as agências apenas para recebimento de benefícios sociais, salários, aposentadorias e pensões de pessoas sem acesso online.

Alteração do rodízio

-Desde segunda-feira (22), o horário do rodízio para veículos na cidade foi alterado.

-Foram suspensos os rodízios tradicionais de carros na parte da manhã (7h às 10h) e da tarde (17h às 20h), de acordo com o final da placa de cada veículo.

-Passa a valer o rodízio de acordo com o toque restrição, das 20h às 5h.