Antes que você fique muito animado com a perspectiva de uma Superlua Rosa, temos algumas más notícias: Provavelmente não será super rosa. Mas isso não a torna menos espetacular. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a Superlua roda deste ano, incluindo quando vê-la, como recebeu seu nome e o que há de tão “super” nela.

+ Clubhouse: Vazamento expõe dados de 1,3 milhão de usuários

Se não é rosa, por que se chama Lua Rosa?

Dado que as luas cheias normalmente têm a mesma aparência durante todo o ano, seus nomes não são baseados em suas aparências, mas sim em acontecimentos importantes durante o mês em que aparecem. O Old Farmer’s Almanac é um livro de referência que contém previsões meteorológicasque e é o principal guardião dos apelidos lunares, ele extrai a nomenclatura lunar das tradições nativas americanas. Neste caso, a Lua Rosa recebeu o nome de Flox, uma flor rosa que normalmente floresce em abril na América do Norte.

Curiosidade: há aproximadamente uma lua cheia por mês e, quando há duas, é chamada de Lua Azul. Mas não, a lua não fica realmente azul

O que é uma Superlua rosa?

Uma superlua ocorre quando a lua cheia está a 90% do perigeu – ou seja, o ponto mais próximo que um corpo celestial chega da Terra durante sua órbita. O termo foi cunhado em 1970 pelo astrólogo Richard Nolle e, embora não seja um fenômeno astronômico formal, o público adora uma boa superlua. Superluas geralmente aparecem cerca de 7% maiores do que uma lua cheia típica e cerca de 15% mais brilhantes. Em 2021, temos quatro superluas no calendário: março, abril, maio e junho.

Quando é a Superlua Rosa?

Este ano, o Superlua Rosa atingirá o pico de iluminação na segunda-feira, 26 de abril. Dito isso, ela ficará extraordinariamente clara durante a noite, então não se preocupe em pegá-la exatamente na hora certa. Para as vistas mais impressionantes, você vai querer olhar para cima quando a lua estiver baixa no horizonte.