Os principais players da cadeia produtiva nacional e internacional estarão reunidos na 16ª edição da Brasil Brau, a Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, que ocorre de segunda (30 de maio) a quarta-feira (1º de junho), no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5). O principal evento do setor na América Latina concentrará as novidades e tendências do mercado cervejeiro, que no Brasil movimenta R$ 77 bilhões por ano, segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv), e está em franco crescimento. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa), o País possuía em 2020 1.383 cervejarias, número 14,4% superior ao do ano anterior.

Mais de 100 marcas estão confirmadas para apresentar produtos, serviços e tecnologias. Uma das novidades é a USA Hops (Associação dos Produtores de Lúpulos dos Estados Unidos), que participa pela primeira vez do evento. A organização comercial sem fins lucrativos investe nas cervejarias artesanais no Brasil e apoia produtores de lúpulos com estatísticas sobre o setor e desenvolvimento de atividades de promoção comercial e educação. Em seu estande haverá degustação, networking e, principalmente, oportunidades para as cervejarias. O público poderá conhecer um pouco mais sobre o trabalho da instituição e encontrará lúpulos frescos e cervejas produzidas com eles para que possam avaliar a qualidade e características do ingrediente.

+ Troca de comando na Petrobras derruba cotações da empresa

“Um dos objetivos da USA Hops em mercados internacionais é promover a qualidade dos lúpulos americanos. Atividades educacionais são importantes para atingir esse objetivo e durante a feira estaremos realizando atividades em que os participantes poderão fazer análise sensorial do produto”, disse Alan Gregor, porta-voz da USA Hops no Brasil.

A instituição comemora o bom momento do segmento no mercado nacional. O Brasil é o segundo maior importador de lúpulo americano, ficando atrás somente da China. Em 2021, foram 2.775 toneladas importadas, volume recorde, com aumento de 28% comparado com 2020. Gerou US$ 38 milhões em negócios. A expectativa para este ano é de superar esse montante bater nova marca histórica.

OUTRAS ATIVIDADES

Paralelamente à Brasil Brau, a USA Hop realiza um seminário técnico destinado a profissionais da área com a mestre cervejeira americana Alexandra Nowell. A atividade será na terça-feira (31), no ICB (Instituto de Cerveja Brasil), também em São Paulo. A organização americana prepara ainda a segunda edição do concurso HGA Best Brazilian Craft Beer que vai eleger, no final deste ano, a melhor cerveja artesanal brasileira feita com lúpulo americano. Em 2021, a primeira colocação ficou com o rótulo Salvador Tiger I, da cervejaria Salvador Brewing, de Caxias do Sul (RS).