Com planos para se tornar neutra em emissões de carbono até 2040, a FedEx está mudando a forma de transportar encomendas e daqui a alguns meses conta começar a usar drones para fazer o serviço.

A empresa vai começar a testar um novo sistema de transporte de encomendas entre armazéns, apoiado por drones. O projeto inicia no próximo ano e tem como parceira a Elroy Air, que vai fornecer o seu drone de carga recém-lançado para transportar volumes.

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O drone de carga da empresa é o Chaparral C1, apresentado no início do ano. É um equipamento autônomo e híbrido, que consegue transportar até 226 quilos de carga e que promete ajudar a FedEx a agilizar as entregas. O drone concentra o espaço para transporte numa espécie de contentor, que pode ser desacoplado do veículo para ser carregado e descarregado, antes e depois do voo.

O modelo tem uma autonomia de quase 400 km. Está longe de chegar perto dos volumes que um avião pode transportar, mas é visto como uma mais-valia para o transporte entre armazéns. Isso se deve sobretudo ao fato de não precisar de uma infraestrutura específica para pousar nem para levantar voo, como um aeroporto, já que levanta voo na vertical (VTol), nem de uma estação de carga, como acontece em alguns modelos elétricos.

A FedEx quer atingir a neutralidade carbônica em 2040 e diz que esta experiência se incorpora nos planos para esta área e nas mudanças que a empresa quer fazer para reduzir a pegada de carbono.