Economia

Fed vê riscos com nova onda de covid-19 e defende mais apoio fiscal nos EUA

Crédito: POOL/AFP

Presidente do Fed, Jerome Powell (Crédito: POOL/AFP)

Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell afirmou nesta quinta-feira, 12, que um risco importante para a economia dos Estados Unidos, no quadro atual, é a nova onda de casos da covid-19. Durante fórum do Banco Central Europeu (BCE), Powell notou que a recuperação inicial dos EUA foi mais forte e rápido do que o esperado, sem que os cenários piores tenham até agora se materializado, mas também apontou a retomada ainda é desigual e incompleta. “O Congresso talvez possa fazer mais na política fiscal”, considerou, embora lembrando que isso cabe aos membros do Legislativo.

Pfizer planeja ter mais de 1,3 bilhão de doses da vacina contra covid

Hospitais de elite de São Paulo veem aumento de internações pela covid-19

Powell disse que uma vacina contra o novo coronavírus será uma boa notícia, mas para o médio prazo. No curto prazo, os próximos meses devem ser “desafiadores”, advertiu, e ainda é cedo para prever o impacto da vacina nesse intervalo mais próximo.



Questionado sobre o resultado eleitoral nos EUA, Powell disse que não lhe cabia comentar, mas comentou apenas que “é um bom momento para dar um passo atrás e deixar instituições trabalhar”.

Sobre o sistema bancário, ele disse que os bancos americanos têm se saído bem na crise até agora, “mas não é hora para complacência”.

Segundo ele, um resultado da recuperação atual é que as economias podem ficar mais centradas em tecnologia. Nesse contexto, um número “substancial” de trabalhadores precisará de apoio, diante dessas mudanças.

Powell ainda disse que o Fed não tomou até agora uma decisão sobre lançar ou não uma moeda digital. Na avaliação dele, “ainda há trabalho a ser feito” antes de se avançar nesse assunto.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel