Economia

Fed mantém taxa dos Fed funds entre 0,0% e 0,25% ao ano, em decisão unânime

Crédito: Pexels

A aprovação da MP que permite privatizar a Eletrobras favorece a queda do dólar (Crédito: Pexels)

Os integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidiram nesta quarta-feira, 16, manter a taxa dos Fed funds na faixa entre 0% e 0,25% ao ano, conforme esperado por analistas consultados pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. A decisão foi unânime.

O Fed também decidiu manter a taxa de desconto em 0,25%, mas elevou a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) de 0,10% a 0,15%.

+ Inflação acelerou de forma notável e ajustes podem ocorrer, diz presidente do Fed

A instituição diz no comunicado da decisão que a atividade econômica e os empregos nos Estados Unidos se fortaleceram com os “progressos” na vacinação e as políticas de apoio. O avanço da campanha de vacinação reduziu a transmissão da covid-19 nos EUA, aponta ainda o documento.



“A trajetória da economia dependerá significativamente do curso do vírus, incluindo o progresso da vacinação”, afirma o Fed, acrescentando que os “riscos para as perspectivas econômicas permanecem”.

A autoridade monetária destaca que os setores mais afetados permanecem frágeis, ainda que tenham mostrado melhoras na condições.

INFLAÇÃO

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell afirmou que a inflação dos Estados Unidos acelerou de forma “notável” e “acima das previsões” nos últimos meses, provocada pelo conjunto da fraca base comparativa de 2020, alta nos preços do setor de energia e retomada dos gastos com consumo, segundo ele.

Caso os índices de preços nos EUA fiquem acima das previsões, possibilidade considerada por Powell, o Fed pode ajustar a sua política monetária de acordo, disse ele. Isto só ocorrerá, porém, após uma “sinalização antecipada” da autoridade monetária americana.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago