Economia

Fed cogita tapering neste ano, mas não há consenso entre dirigentes

Na mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americana), a maioria dos dirigentes julgou que pode ser apropriado iniciar a redução do programa de compra de ativos ainda neste ano. De acordo com a ata do encontro, divulgada nesta quarta-feira, os dirigentes avaliaram que a discussão pela retirada de estímulos à economia é bem-vinda, no entanto, não chegaram a definições sobre como se dará o processo.

A maioria dos participantes do encontro notou que, desde que a economia evolua “amplamente conforme previsto”, pode ser apropriado começar a reduzir o ritmo de compras de ativos este ano porque o critério de “progresso adicional substancial” do Comitê estaria satisfeito com relação à meta de estabilidade de preços e perto da meta de emprego, segundo o documento. Por outro lado, “vários” dirigentes afirmaram que o começo da redução nas compras deveria ser no início do próximo ano, tendo em vista a meta de máximo emprego, aponta a ata.

A maioria dos participantes da reunião avaliou que o “progresso substancial” ainda não foi alcançado para a retirada, no processo conhecido como “tapering”, segundo o documento. Por sua vez, alguns dirigentes indicaram que a atual trajetória da inflação levanta dúvidas sobre o objetivo de estabilidade de preços definido pela autoridade, de acordo com a ata.

Com relação aos efeitos da pandemia, vários dirigentes indicaram que ajustariam suas visões sobre o caminho apropriado das compras se os efeitos econômicos de novas cepas do coronavírus forem notavelmente pior do que o previsto, e impedirem significativamente o progresso rumo aos objetivos do Fed, segundo a ata.



Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

ata EUA Fed tapering