Economia

Fed anuncia corte na taxa de juros, primeiro desde 2008

Segundo o Fed, a escolha de cortar os juros visa manter a expansão econômica, manter forte a criação de empregos e deixar a inflação perto de 2% ao ano

Fed anuncia corte na taxa de juros, primeiro desde 2008

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) cortou, nesta quarta-feira, sua taxa básica de juros, a primeira redução em 10 anos - AFP/Arquivos

O Federal Reserve, órgão que gere a economia dos Estados Unidos, anunciou hoje (31) corte de 0,25% na taxa de juros do país, o primeiro corte desde 2008, colocando-a no patamar de 2,25%. Em nota divulgada para a imprensa, o Fed disse que o movimento vem para lidar com as incertezas do panorama econômico dos Estados Unidos, e indicou que o banco central do país também irá seguir na mesma direção a fim de estimular a economia.

Ainda segundo a instituição, a escolha de cortar os juros é sustentada pela visão do Fed de manter a expansão econômica, manter forte a criação de empregos e deixar a inflação perto do objetivo de 2% ao ano, e que eles acreditam que a situação irá se manter assim, apesar das incertezas ainda existirem.

Um dos grandes defensores da mudança no Fed era Trump, que desde o ano passado clamava por cortes nas taxas de juros da instituição, dizendo que elas eram responsáveis por oportunidades perdidas nos últimos meses. Chegou a ser considerada a demissão do atual presidente do Fed, Jerome Powell, mas a instabilidade que isso causaria no mercado fez Trump recuar.

Contudo, dois integrantes do Comitê de Política Monetária (FOMC) foram contrários à decisão, que visa estimular a economia.



O Fed também anunciou a antecipação do fim da política conhecida como “quantitative tightening”, ou QT, que consiste na compra de dívida pública e privada pelo banco central. Isso significa que a entidade vai começar a se desfazer de suas enormes reservas adquiridas durante a crise financeira mundial.

 

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel