O Paraná Banco pediu à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que interrompa o processo de sua abertura de capital. O motivo foi a rápida deterioração das condições de mercado, por conta da nova crise. O pedido de interrupção pode durar 180 dias, que é o novo limite autorizado pela CVM. O banco “manterá o mercado atualizado a respeito dos desenvolvimentos relacionados à oferta, sua eventual retomada ou seu cancelamento”, segundo o comunicado. O anúncio faz parte de uma tendência. Cerca de duas dezenas de IPOs que estavam previstos para este ano começaram a ser adiados em março, com a expectativa de que surja uma nova janela de oportunidades no segundo semestre. Mas muitas empresas começam a buscar outras formas de financiamento, prevendo uma crise mais extensa e de maior impacto. O BV, antigo Banco Votorantim, também já anunciou a suspensão de abertura de capital.

CONSUMO
Gastos on-line em alta

Estudo da consultoria NZN Intelligence indica que 49% dos brasileiros consideram reavaliar os gastos, durante a pandemia do Covid-19. O grande beneficiado dessa tendência econômica são as compras on-line: 71% dos entrevistados pretendem aumentar o consumo pela internet. Os produtos que devem ser priorizados são os de higiene (80%), alimentos e bebidas (72%), remédios (63%), serviços de streaming (46%) e cursos a distância (40%). Já o confinamento deve diminuir o consumo de setores como o de grandes eventos (para 82% das pessoas), shoppings e cinemas (69%) e viagens (68%).

PAPEIS AVULSOS
IRB continua em mudanças

As alterações da IRB continuam, após grande perda do valor das ações e contestações ao balanço. Lúcia Maria da Silva Valle foi substituída como vice-presidente de riscos e conformidade por Wilson Toneto. Era uma das três executivas que receberia R$ 61 milhões caso o preço das ações da IRB dobrasse em três anos. No início de março, o presidente José Cardoso deixou a companhia, tal qual o vice financeiro e de RI, Fernando Passos. Werner Süffert ocupa interinamente o cargo de Passos. O presidente do conselho, Ivan Monteiro, havia se demitido em fevereiro por discordar do corpo executivo da empresa.

PERÍODO DE EXCEÇÃO
Itaú e Santander sem demissões

Os bancos Itaú Unibanco e o Santander anunciaram a suspensão de demissões por tempo indeterminado, durante a crise do coronavírus, a não ser em casos de justa causa. O Itaú ainda promete antecipar o pagamento do 13o salário dos colaboradores para abril. Funcionários do grupo de risco foram afastados e pessoas de diversas áreas foram colocadas em trabalho remoto.

EFEITOS DO COVID-19
Entidades falam em atraso nas publicações

Diversas entidades pediram o adiamento de obrigações regulatórias de mercado, em função o surto do Covid-19. Entre elas, Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos (Abaai) requisitou à CVM e ao Ministério da Economia a postergação do pagamento da taxa de fiscalização do segundo e do terceiro trimestre.

AQUISIÇÕES
Necton assume carteira da Lerosa 

Surgida da fusão entre a Spinelli e a Concórdia, a corretora Necton assume a carteira e os negócios de intermediações da Lerosa Investimentos, dona de R$ 36,7 milhões em ativos. Fundada por João Roberto Lerosa no início dos anos 60, a instituição continuará atuando em gestão de patrimônio e de recursos.