Pensando em ajudar o contribuinte que ainda não declarou o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2020, a Fecap criou um curso online e gratuito abordando os principais temas sobre a declaração dos rendimentos à Receita Federal.

O prazo para entregar a declaração do IRPF encerra no próximo dia 30 de junho. Mas mesmo faltando duas semanas para o término do prazo final, milhões de contribuintes ainda não realizam o procedimento.

+ MEI: corra para não pagar a multa por falta de declaração do IR
+ Veja dicas valiosas para realizar a sua declaração do IR
+ Declaração retificadora pode ajudar quem ainda não enviou Imposto de Renda

Na manhã desta sexta-feira (19) a Receita contabilizava 20,7 milhões de declarações recebidas e cerca de 12 milhões de pessoas ainda devem enviar suas declarações, segundo projeções do órgão fiscal.

Vale lembrar que quem perder o prazo pode pagar multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

O curso “IRPF 2020 na Prática” é voltado a estudantes, profissionais e demais interessados em conhecer ou tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração do imposto de renda. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O curso aborda, de forma teórica e prática, os principais aspectos da entrega da declaração e os problemas mais comuns de retenção na Malha Fina, como tratamento das despesas médicas, IRRF, dependentes, previdência privada, rendimentos de dependentes e aluguéis recebidos, entre outros.

Quem ministra o conteúdo é o professor e coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da Fecap, Tiago Nascimento Borges Slavov. O programa possui carga horária total de 20 horas e para obtenção do certificado é necessário atingir nota mínima 7 em teste de avaliação, também realizado de forma online.

Temas como a obrigatoriedade, penalidades, retificação, declaração Completa ou Simplificada, rendimentos tributáveis e rendimentos isentos compõem parte do conteúdo programático do curso.