Internacional

Febraban: bancos mantém atendimento a clientes em agências

Febraban: bancos mantém atendimento a clientes em agências

Bradesco é um dos bancos que vai adotar novo período de atendimento: entre 10 horas e 14 horas para o público em geral.


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) garantiu hoje (19) que agências bancárias de seus bancos associados permanecem abertas, com atendimento a todos os clientes, embora a prioridade seja para os públicos mais vulneráveis, entre os quais aposentados e pensionistas.

Em comunicado divulgado hoje, a Febraban esclareceu que, cumprindo determinação do Banco Central para enfrentar as dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus, os bancos deverão, “pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas”. De acordo com a entidade, os clientes serão informados das eventuais mudanças pelos canais de comunicação de cada banco. “O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais”, ressaltou o comunicado.

+ BC determina que bancos ajustem horários de atendimento em agências
+ Clientes do cinco maiores bancos podem pedir prorrogação de dívidas 

Em atendimento às recomendações das autoridades sanitárias, a Febraban e os bancos lembram que os clientes devem evitar comparecer às agências bancárias, para fugir de aglomerações, e utilizar os serviços e produtos dos bancos via celular e internet. A federação afirmou que no atendimento digital, os clientes encontrarão ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Lembrou também que os canais de atendimento por telefone estão funcionando normalmente.

Nos casos de urgência e necessidade, a Febraban destacou que a rede de autoatendimento, somando 170 mil terminais em todo o país, também se encontra à disposição da população para saques e depósitos. Com o objetivo de proteger os clientes, os bancos dizem que intensificaram a higienização desses terminais, em cumprimento à orientação de “aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias”, diz o comunicado.

A Febraban criou cartilha com informações úteis para o melhor uso dos canais digitais dos bancos.