Grandes redes farmacêuticas têm vendido medicamentos do chamado “kit Covid” sem receita médica, segundo levantamento feito pelo Painel da Folha de São Paulo. Gigantes como Raia, Drogasil, Drogaria SP, Pacheco, Onofre e Panvel vendem, segundo a Folha, em seus comércios eletrônicos, ivermectina e nitazoxanida à vontade.

Esses remédios são todos da categoria de tarjas vermelha. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essas drogas têm a exigência de retenção ou não de prescrição médica. A azitromicina e a hidroxicloroquina, por exemplo, são tarjas vermelha que exigem retenção. Nesses casos, os sites das redes consultadas pedem a receita no momento da compra.

+ CPI da Covid convoca representantes de Google, Twitter e Facebook para depor

+ EXCLUSIVO-Netanyahu defendeu ao Brasil que compra rápida de vacina da Pfizer ajudou Israel a conter Covid

A Anvisa informa, ainda de acordo com o jornal, que, mesmo não havendo a necessidade de reter a prescrição, a receita médica deve ser mostrada antes da compra.

Todos esses remédios não têm nenhuma eficácia científica comprovada no combate à pandemia de Covid-19, apesar de serem amplamente promovidos pelo governo federal.