Nos Estados Unidos, já foram diagnosticados mais de 26,5 milhões de infecções pelo novo coronavírus. Neste cenário, a vacinação contra a Covid-19 é um dos principais focos das autoridades de saúde. Para estimular a adesão aos imunizantes, o governo anunciou que farmácias selecionadas distribuirão as doses, de forma gratuita, respeitando o cronograma de grupos prioritários.

+ Câmara dos EUA penaliza congressista pró-Trump por disseminação de conspirações

As remessas de vacinas Covid-19 serão encaminhadas às farmácias na próxima semana, sob um programa federal que visa a vacinar mais pessoas rapidamente. Vinte e um parceiros farmacêuticos nacionais e redes de farmácias independentes que representam mais de 40 mil em todo o país estão participando do programa, de acordo com governo.

Na primeira fase do plano de distribuição, 1 milhão de doses serão enviadas para cerca de 6.500 lojas a partir de 11 de fevereiro. Muitas farmácias já vacinam as pessoas contra várias doenças, incluindo gripe e herpes zoster. Alguns especialistas sugeriram que as farmácias em todo o país terão capacidade para administrar 100 milhões de doses da vacina Covid-19 assim que o suprimento estiver disponível.

O Walmart oferecerá a vacina em algumas de suas lojas de 22 estadoss. A rede disse que espera ser capaz de administrar de 10 a 13 milhões de doses por mês.