Familiares e vítimas da covid-19 podem pedir benefício do INSS

A regra vale para todos os profissionais que contribuem para a Previdência Social, e que a contaminação seja em decorrência ou não do trabalho (Crédito: Divulgação - Governo de Santa Catarina)
A pandemia da covid-19 tem causado um rastro de destruição e a morte de milhares de pessoas em todo o País. Ainda não se sabe quais as sequelas que a doença pode deixar para quem foi contaminado. Em um ponto, pelo menos, os trabalhadores podem ficar tranquilos: pessoas que contraíram a covid-19 ou seus familiares têm direito a pedir benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segundo o R7, os benefícios são o auxílio-doença (por incapacidade temporária), aposentadoria por invalidez (ou invalidez parcial) ou pensão por morte. O advogado João Badari, especialista em direito previdenciário do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, disse que a regra vale para todos os profissionais que contribuem para a Previdência Social, seja em decorrência ou não do trabalho.
+ Obrigatoriedade de vacina contra covid-19 vai ao plenário do STF
+ Retomado nos EUA teste clínico com vacina contra covid-19 da AstraZeneca/Oxford
Vale destacar que o auxílio-doença é devido ao trabalhador que precisa se ausentar do trabalho por mais de 15 dias em decorrência da doença. Uma pericia atesta a incapacidade temporária para que o profissional tenha direito. Durante a pandemia do novo coronavírus, o pagamento dos primeiros 15 dias de afastamento está sendo feito pelo governo federal. Antes, era a empresa que tinha que arcar com esse período.
O auxílio acidente de trabalho é destinado aos profissionais que contraíram doença em sua atividade laboral, caso dos profissionais da saúde, por exemplo.
Uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), porém, abriu caminho para que os profissionais que mantiveram sua atividade de trabalho dentro da empresa – independentemente da sua área de atuação – possam caracterizar a contaminação pelo novo coronavírus como doença ocupacional e, assim, garantir um benefício do INSS mais atrativo.
O trabalhador tem direito a solicitar a aposentadoria por invalidez ou incapacidade quando um perito atesta sua incapacidade – definitiva ou por tempo indeterminado – para exercer sua atividade profissional.
O benefício também é concedido a profissionais que tiveram sequelas graves que o impeçam de retornar ao trabalho.
Por fim, em caso de morte de segurado por causa da covid-19, os familiares podem reivindicar pensão por morte ao INSS.
Veja também
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel
Tópicos
afatamento agendamento pericia inss agendar pericia medica inss auxílio benefício previdenciário como fica a prática de atividade física durante a pandemia de coronavírus consulta extrato inss empresa consulta inss empresa consulta inss pago coronavírus coronavírus df coronavírus rs coronavírus sp covid Covid-19 ctps digital Direito extrato contribuições inss extrato de contribuição inss extrato de contribuições extrato de contribuições inss extrato de pagamento inss 2020 extrato inss empresa INSS lei 8213 mapa coronavirus mapa do coronavirus no mundo neu inss pandemia pensão por morte quantos casos de coronavirus em alagoas recalculo inss reinfecção coronavirua the good news coronavirus